IDOSOS - HIDRATAÇÃO

Com a chegada do verão vamos reprisar parte de artigo aqui já publicado, com especial atenção para com idosos  e também de maneira geral.

"A necessidade de hidratação depende também da temperatura ambiente, pois com temperaturas mais elevadas dá-se o aumento da transpiração e com isso, perda de líquidos. Outros fatores que podem aumentar a temperatura corporal são a intensidade e volume dos exercícios.
A literatura especializada relata que juntamente com água eliminamos também sais minerais durante a transpiração."

fotos: Google












_______________________________________________________________________
HIDRATAÇÃO - IDOSOS

Um corpo desidratado pode apresentar sintomas como dores de cabeça, tonturas e diarreias e o idoso por perder a capacidade de detecção da sede, ingere menos água em geral.

Estudos mostram que a composição do corpo humano apresenta a constituição de água em 90% ao nascimento; 70% na adolescência; 60% em adultos e 50% na terceira idade.

A não ingestão adequada de água pode interferir no bom funcionamento dos rins e contribuir para infecções.
O Educador Físico deve sempre, antes do início das atividades lembrar aos idosos da medicação recomendada pelo médico aos que estão submetidos a tratamento, e mantendo nas proximidades líquidos em temperatura branda (preferencialmente água) para ideal hidratação.

Normalmente é indicado 1,5l a 2,0l de ingestão diária de água, com doses extras aos praticantes de exercícios físicos e dias quentes.
Para uma melhor qualidade de vida e isso serve para todos: horas regulares de sono, evitar álcool e fumo e boa alimentação.
 
O exercício quando ao ar livre deve ser efetuado no período em que não haja sol intenso (até as 09:00h e após as 16:00h), com uso de uniformes confortáveis e cores claras; em recinto fechado procurar locais arejados, pisos regulares e especial cuidado com obstáculos que possam causar dano aos idosos.

Incentivar ingestão de água ou líquidos de preferência da pessoa.



Como cada indivíduo é uno de características próprias, antes da prática de qualquer esporte ou outra atividade física, consultar um médico e nutricionista para avaliação.



Procurar orientação de Educador Físico com   inscrição no Conselho Regional Educação Física na elaboração de programas de Exercícios.


Fonte : 
Blog Educação Física e Qualidade de Vida
 http://guardioesdevidas.com


Sidney Santos
Prof. Educação Física e Técnico Desportivo
CREF 120222 G/SP 


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans