Alterações nas Regras de FUTSAL -2011


As regras oficiais do Futsal foram revisadas visando uma melhor dinâmica na prática da modalidade.
As três modificações afetam a Regra 7 (duração do jogo), a Regra 12 (faltas e infrações) e a Regra 16 (arremesso de meta).
Com as alterações na Regra 7, um período de jogo só será encerrado após um chute a gol atingir o seu destino ou após uma cobrança de penalidade máxima, de tiro livre sem barreira ou de tiro livre direto. O final será assinalado pelo apito do árbitro e não mais pelo sinal do cronometrista.
Nas Regras 12 e 16, as alterações afetam a atuação dos goleiros. Pela alteração será marcado tiro livre indireto se, depois de controlar a bola, o goleiro voltar a tocar na mesma em sua metade da quadra após  passe intencional de um companheiro de equipe, sem que nenhum jogador adversário tenha tocado na bola. A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido. Anteriormente, o goleiro jogando em uma posição avançada poderia tocar novamente na bola após esta cruzar a linha central. Isso não é mais possível, pois o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela.
As alteraçãoes objetivam evitar táticas defensivas pelas  quais o “quinto jogador” (goleiro) ficava constantemente tocando a bola na sua própria metade da quadra. Com as mudanças se uma equipe quiser utilizar o goleiro avançado no decorrer da partida, o goleiro precisará ultrapassar a linha central da quadra, caso não haja toque na bola pela equipe adversária.

Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos  
Integrante da Equipe de Técnicos do Projeto Educação pelo Esporte -Santos/SP - FUTSAL

Comentários

  1. E a mudança na regra do bola de saída ???

    http://www.fifa.com/mm/document/affeder ... 0_11_e.pdf

    Página 34

    Não será válido o gol diretamente consignado no bola de saída.

    ResponderExcluir
  2. depois de controlar a bola, o goleiro voltar a tocar na mesma em sua metade da quadra após passe intencional de um companheiro de equipe, sem que nenhum jogador adversário tenha tocado na bola.
    Esse controle de bola por parte do goleiro é após um defesa ou após um recuo pro parte de um companheiro??

    ResponderExcluir
  3. Adriano!
    Sempre vai prevalecer a "regra dos 4 segundos" para reposição. A mudança se dá porque não pode haver o segundo recuo mesmo a bola ultrapassando a metade da quadra sem que o jogador adevrsário a toque.

    "Anteriormente, o goleiro jogando em uma posição avançada poderia tocar novamente na bola após esta cruzar a linha central. Isso não é mais possível, pois o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela."

    Como você vê após uma defesa goleiro pode repor a bola com as mãos ou sair jogando desde que respeite os 4 segundos.
    Obrigado p/ visita!

    Sid

    ResponderExcluir
  4. mais essa regra ai é a de 2011 todas estao ai?

    ResponderExcluir
  5. As mudanças das regras estão no site da FIFA > www.fifa.com

    As mudanças são para 2011.

    O site da CBFS ainda apresenta regras de 2010.


    Sid

    ResponderExcluir
  6. Sou goleiro de futsal. Dizem que querem acabar com a habilidade dos goleiros, isso não é verdade. O goleiro ainda pode fazer gols, basta se "antecipar" numa jogada de ataque adversária, "roubar" a bola e, em menos de 4 segundos chutar a gol.Tá aí a saída! Se algum goleiro achar isso difícel, fique estático "embaixo das traves" ou abandone o futsal!!!

    ResponderExcluir
  7. Viva à hablilidade; também fui goleiro e penso que com a nova regra ficamos um pouco limitados:
    "Anteriormente, o goleiro jogando em uma posição avançada poderia tocar novamente na bola após esta cruzar a linha central. Isso não é mais possível, pois o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela."
    Obrigado p/visita.
    Abç.
    Sid

    ResponderExcluir
  8. sobre a regra do goleiro: e se a bola bater no adversário, ela poderá ser recuada p/ o goleiro (p/ ele jogar com os pés)?

    ResponderExcluir
  9. depois de controlar a bola, o goleiro voltar a tocar na mesma em sua metade da quadra após passe intencional de um companheiro de equipe, sem que nenhum jogador adversário tenha tocado na bola.
    Esse controle de bola por parte do goleiro é após um defesa ou após um recuo pro parte de um companheiro??

    Resp.
    Adriano - Após defesa o goleiro poderá sair jogando respeitando a regra dos 4 segundos; a diferença se dá pois mesmo passando a metade da quadra o goleiro só poderá tocar pela segunda vez se a bola bater ou for tocada por adversário.
    A regra foi estabelecida para evitar a chamada "cera" permitindo assim um jogo mais dinâmico.

    ResponderExcluir
  10. Escolinha de Futsal e Futebol de Itacuruçá disse...

    sobre a regra do goleiro: e se a bola bater no adversário, ela poderá ser recuada p/ o goleiro (p/ ele jogar com os pés)?

    Resposta:
    Batendo ou sendo passada por adversário o goleiro pode continuar a jogada, sempre respeitando a regra dos 4 segundos para que a bola chegue a metade da quadra adversária.

    ResponderExcluir
  11. fuedblog disse...

    E a mudança na regra do bola de saída ???

    http://www.fifa.com/mm/document/affeder ... 0_11_e.pdf

    Página 34

    Resposta - segundo PROFUTSAL Pablo Ramon Coelho de Souza.
    "NA BOLA DE SAÍDA, NÃO VALE O GOL DA BOLA CHUTADA DIRETAMENTE PARA A META

    Comentário: Positiva a mudança, pois busca-se evitar as finalizações diretas, principalmente, em quadras menores, em jogos de categoria de base."


    -Desde o 2° semestre de 2010, já se comentava sobre alterações das regras para 2011. No final de janeiro deste ano, as mesmas foram confirmadas e apresentadas no site da CBFS.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. bom me ajudou afazer meu trabalho de ed.fisica kk

    ResponderExcluir
  14. A intenção é sempre colaborar.
    Abçs, Keisa


    Sid

    ResponderExcluir
  15. essa regra de o lateral ser batido a uma distancia de 25cm, não vai prejudicar a arbritagem? pq como o arbrito vai controlar se estar ou não a uma distancia de no maximo 25cm ?pq se ele for bater com a bola parada tudo bem ,certo que ele possa bater fora da linha mais desde que esteja com a bola parada.
    Essa regra deveria ser o seguinte: que o jogador podesse bater o lateral com o pé dentro de quadra a uma distancia de no maximo 25cm. pq isso facilitaria a movimentação dos jogadores.

    ResponderExcluir
  16. Bernardo!
    Penso que o espírito da regra foi justamente do jogador não entrar na quadra para cobrar o tiro de lateral.O máximo de 25cm é visual e os árbitros têm prática e se a distãncia for exagerada é aplicada a reversão.
    Obrigado pelo comentário.

    Sid

    ResponderExcluir
  17. Se o goleiro defende um chute e em seguida pega e chuta a gol sem deixar a bolar cair no chão e for gol ..... essa jogada vale?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thomas!
      A patir das categorias sub15 o gol é válido.
      Nas categorias menores é obrigatório a bola tocar na quadra defensiva e deverá ser cobrado um tiro indireto, caso a bola ultrapasse a metade da quadra sem tocar na parte defensiva.
      Abraços!

      Excluir
  18. Gente em um jogo de futsal quantas bolas podem ser recuada para o goleiro

    ResponderExcluir
  19. Luciene!
    Se a bola for arremessada pelo goleiro, o mesmo não pode pegá-la de volta na meia-quadra de defesa a não ser que ela bata em um jogador adversário,
    Se a bola estiver com o time adversário e for retomada , ai poderá ser recuada, sendo que o goleiro só poderá receber a bola com os pés e terá 4 segundos para repassar a bola ou conduzí- la até a meia-quadra de ataque.
    Qualquer dúvida - (e-mial simentos1@yahoo.com.br)

    Obrigado p/presença.

    ResponderExcluir
  20. (No futsal)A bola veio do adversário para o goleiro, o mesmo domina a bola com os pés fora da área, ele pode levar a bola para dentro da área e pegar com a mão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silmax lei! A regra permite que o goleiro trabalhe fora da área penal com os pés.
      Na área é como se fosse uma defesa.. Dominada a bola a mesma deve ser reposta dentro dos 4 segundos.

      Excluir
  21. um jogador pode ser espulço pelo arbitro ele na arquibancada

    ResponderExcluir
  22. Os participantes expulsos (Atletas e Comissão Técnica) não podem permanecer no banco de reservas e nem retornar à partida. O árbitro é responsável pela partida (jogo em si) e segurança e no caso de alguma pessoa na arquibancada interferir prejudicando o andamento do jogo, o árbitro deve pedir à organização retirada da referida pessoa e em seu relatório deve mencionar se espectador ou atleta, caso que será analisado pela justiça desportiva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans