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quinta-feira, 23 de abril de 2015

Hipertensão e Exercícios Físicos

Após avaliação médica o indivíduo hipertenso pode iniciar atividades físicas com regularidade de 3 a 5 vezes por semana, com duração aproximada de 40 minutos, exercícios estes de intensidade leve a moderada. É recomendado o exercício aeróbio, como caminhar, leves trotes e hidroginástica.
A literatura especializada indica que a regularidade dos exercícios pode beneficiar o sistema cardiovascular, auxiliando para o controle da pressão arterial e prevenção de doenças nas artérias coronarianas.
O Educador Físico deve relembrar sempre ao indivíduo praticante, o não esquecimento da administração dos remédios prescritos pelo médico, principalmente em se tratando de pessoas mais idosas.




Vamos rever aqui nosso artigo: Qualidade de Vida e Exercícios Físicos para àqueles que pretendem iniciar com os exercícios:


O exercício físico deve ser executado em locais arejados, evitando-se horário de sol intenso, sendo que os uniformes precisam ser confortáveis, de preferência nas cores claras para menor absorção dos raios solares. O tênis também é fator primordial não devendo ser apertado acarretando desconforto. Evitar pisos acidentados, pois podem causar desequilíbrios e lesões motivadas com a irregularidade das pisadas. Não esquecer uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios, pois a água é importante regulador da temperatura corporal.
         Evitar fumo, bebidas alcoólicas, buscar uma alimentação saudável e horas regulares de sono.
Relevante o acompanhamento de um Educador Físico na prescrição de exercícios adequados.

 Para terminar a descrição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro de 2014:

"Um quinto dos brasileiros sofre de hipertensão, a causa principal de doenças no coração, na pesquisa 31,3 milhões de pessoas relataram diagnóstico de pressão alta e 14,1% foram internados por isso. A porcentagem de mulheres diagnosticadas com casos de pressão alta é maior que a dos homens, 24,2% para elas e 18,3% para eles. O número de pacientes cresce ainda mais ao olhar as pessoas com mais de 65 anos, mais de 50% delas tem casos de hipertensão."

Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico e de nutricionista nas especificidades
Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico

Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos

Especialista em Futsal

Educação Física - Sid Professor 

Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP

atualizado em  23/4/2015 18:00h

domingo, 19 de abril de 2015

Competições Pedestrianismo mês de maio na Cidade de Santos




A cada segundo alimente a chama de vida que há em você!

Sidney Poeta Dos Sonhos

Every second feed the flame of life in you .
 


17/5 8h -10 KM A Tribuna FM - 21.000 participantes

24/5 8h   10 KM Campeonato Santista - Prova Cidade/Porto -2.000 participantes


Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP


segunda-feira, 13 de abril de 2015

Exercícios Físicos para Terceira Idade (incluindo PROPRIOCEPÇÃO)






Atividades Física e alimentação saudável contribuem para qualidade de vida na terceira idade.

Sabemos que à medida que o tempo vai passando com o enfraquecimento dos músculos e dos ossos perdemos a agilidade e força de explosão muscular o que pode dificultar programas como de corridas, caminhadas e exercícios de força.

Os estudos nos mostram que à medida que abandonamos a atividade física perdemos em muito a qualidade de vida.

Dentre alguns benefícios em que a atividade física colabora vamos citar alguns:

v  Diminuição da pressão arterial ou sua manutenção em nível aceitável.

v  Redução da gordura corporal (gasto calórico).

v  Manutenção ou ganho de massa muscular.

Vamos apresentar aqui dois exercícios (com variações) de fácil execução sempre salientando que a pessoa deva consultar um médico no aparecimento de sintomas prejudiciais à saúde e na ocasião dos exercícios sempre estar acompanhada, na aventualidade de qualquer auxílio.



1º Exercício – Agachamento com auxílio de cadeira:

Movimento de sentar e levantar-se da cadeira, inspirando ao sentar-se e soltando o ar ao levantar-se.


Repita 10 vezes os movimentos de sentar e levantar descanse por 1 minuto e refaça a série mais duas vezes.


Descanse por 2 minutos e retome o segundo exercício descrito abaixo:


2º Exercício – Propriocepção ¹

a)      Sentado na cadeira com os olhos fechados (pode ser feito com olhos vendados²) levantar o braço direito, passando por de trás da cabeça alcançando com mão a orelha esquerda (permanecer 30 segundo nessa posição).


Descansar 30 segundo e repetir o movimento com o braço esquerdo e ouvido direito.


Descansar um minuto e repetir os exercícios por duas vezes.


Descansar 2 minutos


b)      Sentado (na cadeira), cruzar o braço direito para atingir o joelho esquerdo, retornando à posição inicial e após fazer com o braço esquerdo atingindo o joelho direito.


Repetir 10 vezes esses movimentos, descansar 1 minuto e repetir a série mais 2 vezes.


Descansar 2 minutos







c)       Sentado na cadeira, flexionar o tronco tentando tocar com a mão direita o tornozelo direito (parte de fora), voltando à posição inicial. Repetir por 10 vezes.


Descansar 1 minuto e repetir a série 2 vezes;


Depois o mesmo exercício com a mão esquerda e tornozelo esquerdo.

Descansar 2 minutos e andar 5 minutos com leves movimentos dos braços.



¹ Propriocepção também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular, localizado no ouvido interno. (wikipédia)



² O 2º exercício pode ser feito sem o auxílio da venda (tira de pano).


Recomendável 3 vezes por semana em dias alternados.



Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico e de nutricionista nas especificidades
Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico

terça-feira, 7 de abril de 2015

IRONMAN

http://globotv.globo.com/t/programa/v/triatleta-rosecler-mostra-os-equipamentos-que-vai-utilizar-no-ironman-do-havai/4089144/

Da minha Querida Santos no Dia Mundial Da Saúde
"... 90% da prova é cabeça: ‘Só o resto é esforço físico"
Rosecler Costa



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Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP

7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-da-saude.htm

Atividade Física e Boa Alimentação
















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segunda-feira, 6 de abril de 2015

DIA MUNDIAL ATIVIDADE FÍSICA





















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