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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Exercício físico é atividade física efetuada com regularidade e freqüência objetivando performance ou recreação. Os exercícios regulares atuam como reforço para o sistema cardiovascular, melhora do sistema muscular, aprimoramento das habilidades atléticas e para manutenção de uma vida saudável.

Ao começarmos qualquer tipo de exercícios ou até mesmo uma corrida com objetivo de melhora da forma física ou recreação, é aconselhável uma caminhada ao ar livre, local plano e piso regular, com utilização roupas claras de preferência, tênis adequado, horário de sol não muito forte e uma boa hidratação. Alimentação saudável e horas de sono regulares também são importantes.
Você que está passando do sedentarismo para iniciação em exercícios precisa ficar atento que seu corpo deve se preparar e para isso inicie a caminhada com seus passos normais progredindo ao longo do tempo em sua aptidão para passos mais ligeiros.
Sempre que possível caminhar 3 a 4 dias por semana (em dias intercalados) iniciando a primeira semana com 45 minutos de caminhada, aumentando para 50 minutos, até alcançar 60 minutos.
A atividade física regular e alimentação saudável colaboram para manutenção do peso corporal ideal.

É recomendado antes da iniciação de exercícios físicos a liberação médica e acompanhamento de um profissional de Educação Física na especificidade dos exercícios.


                         foto:  Sid - 58 anos - Corredor 10Km - Corrida de Rua

Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/     Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos 


Projeto Educação pelo Esporte - Usiminas - Universidade Santa Cecília - Prefeitura Municipal de Santos -  Professor Educação Física Aulas de Futsal

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PILATES

Priorizando principalmente a qualidade de vida o método de exercícios Pilates consiste na técnica de movimentos com utilização do peso do próprio corpo, com finalidade de manter, aumentar ou mesmo restabelecer flexibilidade, força muscular, evidenciando também a correção de postura e respeito às articulações.
Técnica executada com orientação, alinhada à atividade da vida diária pode trazer benefícios como melhor consciência corporal, prevenções de lesões, sendo baseada nos princípios de alinhamento, respiração, concentração, controle, centralização e movimentos integrados.
Tratando-se de exercícios de baixo impacto e com alongamentos é indicado, sobretudo para reabilitações de atletas, idosos e também diminuição da fadiga muscular.
Elaborado em 1920 por Joseph Hubertus Pilates, teve diversas influências como yoga,  artes marciais, zen budismo e exercícios praticados na antiguidade por gregos e romanos (mente sã e corpo sadio).
Sempre respeitando a individualidade os exercícios devem ser aplicados por educadores físicos ou fisioterapeutas e após aprovação médica.
Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico para avaliação antes da prática de exercícios

Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico. 

Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos

Especialista em Futsal

Professor convidado do projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP


Poeta Integrante da 1ª 3ª Antologia de Poetas-CAPAAZ

Casa do Poeta Brasileiro - Praia Grande - SP - Brasil

Proyecto Sur Brasil - XVIII Congresso Brasileiro de Poesia - Bento Gonçalves - RS - Brasil

Publicações

  • Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande -SP - Antologia
  • Colectânea Corda Bamba - Lisboa Portugal - 2012
  • E-book OS AMIGOS DE EMIR TEXTO DE APRESENTAÇÃO - Maria Manuela Pacheco (Serena) CONCEPÇÃO E FORMATAÇÃO - Jade Mystika -  ORGANIZAÇÃO - Jade Mystika & Emiriano Rocha http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3743052
  • Interfaces de Amor e Paz - Vol. 3 - 2012
  • Interfaces de Amor e Paz -vol.1 - 2010
  • Projeto Nova Coletânea - Antologia “Cumplicidade das letras” - 2012


Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP


terça-feira, 4 de outubro de 2011

IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS

Sidney- Corredor

Os músculos esqueléticos são aqueles que apresentam estrias em suas fibras tendo sua origem e inserção nos ossos ou cartilagens e são responsáveis pelos movimentos voluntários do corpo humano.
A pessoa sedentária, a prática de atividade física regular intensa, pode provocar o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade isso sem falarmos que com o passar dos anos temos nossa flexibilidade diminuída.
É comum encontrarmos tanto em pessoas sedentárias e igualmente em atletas à reclamação sobre dores lombares, provocadas por encurtamento da musculatura das costas e posteriores das coxas, associado a uma musculatura fraca do abdômen, sendo indicada assim a prática regular de alongamento dos músculos, que passam a suportar melhor as tensões nas atividades da vida diária e nos esportes.

Alongamentos podem ser realizados nos intervalos do trabalho, mesmo assistindo TV ou escutando música, na parte da manhã, ao final do dia, com o intuito de aliviar tensões em pessoas que trabalham muito tempo na posição “de pé”, antes e depois de atividades físicas.
Os alongamentos devem ser feitos em posição confortável, se necessário com apoio para se manter o equilíbrio, lentamente sem movimentos bruscos  e balanceios, sempre atentos aos limites de cada um.
Dez a quinze minutos de alongamentos, no mínimo três dias semanais, mantendo-se o tempo em média de 10 a 15 segundos para cada posição, com respiração normal irá contribuir para aumento da elasticidade e flexibilidade.

No aparecimento de problemas e na persistência deve-se consultar um médico.
O Profissional de Educação Física é importante na análise e prescrição de exercícios.

Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP

                                                Sidney Santos - Professor Educação Física