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quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Uso de salto alto - Varizes
















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Não podemos afirmar definitivamente que o uso de calçados de salto alto possam provocar varizes, apesar de algumas evidências em pesquisas científicas, pois fatores genéticos e ocupacionais, dentre outros, também contribuam para o aparecimento.
Salientamos que a contração muscular que ocorre nas panturrilhas tem atribuição importante para circulação do sangue que volta ao coração.
O uso contínuo do salto alto pode ser prejudicial por diminuição da atividade muscular das pernas e sobrecarga muscular nas coxas com interferência no caminhar e fisiologia da circulação, podendo ainda causar problemas posturais na modificação do centro de gravidade do corpo.
Exercícios físicos podem amenizar o uso contínuo de saltos altos, sempre lembrando que na continuidade dos sintomas o médico, de preferência vascular, deva ser consultado.
Flexão e extensão plantar podem ser feitas, mesmo na posição “sentada” durante os intervalos dos serviços.

Flexão: apoiando o calcanhar no solo encolha ao máximo os dedos dos pés em direção  à perna; mantenha por 5 segundos.

Extensão: estenda os pés com o calcanhar apoiado no solo até os dedos tocar o solo, mantendo por 5 segundos;
Repetições  - 12 (doze).
    Séries  - 5 (cinco).
Esses exercícios podem ser feitos nos períodos de trabalho ou em casa.

Recomendamos calçados confortáveis e sempre o cuidado para pisos irregulares, pois um sapato inadequado  e piso ruim contribuem para o pisar errado, e não nos esqueçamos de que o calçado sem salto também pode ocasionar problemas estruturais. E em assim sendo no aparecimento e continuidade de anomalias, procurar um médico.

Preserve a elegância, porém lembre-se da importância da saúde.



Esta publicação tem caráter informativo  e no aparecimento de qualquer patologia, consultar um médico.


Sidney Santos 

Prof. Educação Física e Técnico Desportivo 
CREF 120222 G/SP


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