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sábado, 31 de janeiro de 2015

Biomecânica - Lesões -






Nenhuma contusão é bem-vinda, mas a contusão muscular preocupa principalmente àquele atleta que pensando estar curado, volta precocemente às atividades e assim provocando transtornos na obtenção da cura.
Com relação à prática desportiva estudos mostram que a contusão muscular representa em torno de 60% dos afastamentos.
A contusão pode ser ocasionada por treinamento inadequado, piso irregular, pancadas ou má postura, entre outras causas.
Ao se contundir permanecer em repouso, imobilizar o local e aplicar compressas geladas (Crioterapia); procurar um médico para diagnóstico se a dor persistir na região muscular, caso não haja assistência médica quando da contusão.
Na presunção de não existir meio de transporte imediato para locomoção, buscar apoio em pessoas, evitando assim sobrecarga, agravamento da contusão e também o aumento da dor.
Após tratamento médico e fisioterápico, a volta aos treinamentos e atividades esportivas deve se dar paulatinamente e com supervisão de Educador Físico.



Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico e de nutricionista
Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico


Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP

                                                Sidney Santos - Professor Educação Física 

 Bacharel  Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos 
Faculdade de Educação Física de Santos
  Especialista em Futsal Professor integrante do Projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP
2007/2012 - Professor convidado

Sou de Santos!
Amante da Liberdade



Educador, esportista e poeta



Faculdade de Educação Física de Santos - Universidade Metropolitana de Santos - Professor Educação Física e Bacharel em Treinamento Desportivo.
Professor Projeto Educação pelo Esporte /Técnico Futsal
2007/2012
CREF4/SP 120222-G/SP

Autor integrante Interfaces de Amor e Paz - Vol 5 - 2014 - ISBN 978-85-67447-55-1
Literatura brasileira - Poesia e prosa
Nova Letra Gráfica e Editora


Autor integrante da 3ª ANTOLOGIA CAPPAZ- Editora NOVA LETRA
ISBN 978-85-7862 - 733-7 - Literatura brasileira - Poesia e prosa
BLUMENAU 2012

Autor integrante da 1ª Antologia de Poetas - Casa do Poeta Brasileiro PG/SP- Editora Folha da Baixada - Apoio Universidade Santa Cecília
ISBN 978-85-62497-04-09 - Poesia brasileira - Coletâneas.


Antologia CAPPAZ - Interfaces de Amor e Paz
Editora Grafit Ltda.
ISBN 978-85-62689-33-8
Literatura brasileira; Poesia; Antologia.

Calendário Poético 2009 - Cabeça Ativa Produções Culturais

Cronista integrante da Colectânea Corda Bamba - Editora Pastelaria Studios-
ISBN 9789899759053
Lisboa- Portugal
2012

Compositor Samba-enredo da Banda da Liberdade - Santos/SP
"Tema do Benito" - Carnaval 2012

Poeta participante do Projeto Nova Coletânea - Antologia “Cumplicidade das letras” - 2012 - Autores Contemporâneos
http://www.dignow.org/post/autores-contemporâneos-participam-de-coletânea-em-homenagem-a-affonso-romano-de-sant-anna-4935150-35443.html

http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1358211990629


http://pensador.uol.com.br/autor/sidney_poeta_dos_sonhos/

http://www.becodospoetas.com.br/profiles/blog/list?user=2x0m7t2ti0kbr&month=07&year=2009

http://www.webfrases.org/autor/sidney_poeta_dos_sonhos/4/

  
E-book OS AMIGOS DE EMIR
TEXTO DE APRESENTAÇAO - Maria Manuela Pacheco (Serena)
CONCEPÇAO E FORMATAÇAO - Jade Mystika
ORGANIZAÇAO - Jade Mystika & Emiriano Rocha
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3743052
2012

Bailando Por Pensamentos & Emoções
Por Isabell Sanches & Karenn Sanches

Clube de autores
Pags.127 e 128
Ano 2012
Poesias e Pensamentos

Equipe 4Corredores - Associação 2007/2012

Corredor 10 Km e Meia Maratona

Corridas Rústicas

Volta às aulas - Primeira Infância - Lúdico



                                                       (clique para aumentar a imagem)

Segundo o Professor João Batista Freire o começo da escola para crianças é algo traumatizante, pois os pequenos, passam dias e dias chorando, sendo do entender do Professor Freire, que os educadores nas escolas de primeira infância devam ter além do conhecimento teórico, também uma boa experiência com a prática, evitando assim mais transtornos para a criança.
Os mentores da educação não podem abdicar da ideia que os parâmetros educacionais devam ser revisados, pois a escola atual, em sua maioria, ainda segue os métodos de séculos passados. Crianças reclusas em salas, algumas construções sem ventilação e com luminosidade inadequada, sem falar que as crianças poderão no futuro ter o desenvolvimento motor prejudicado. Sendo assim as escolas modernas deveriam ter seus espaços físicos reavaliados com melhores instalações, com observâncias para a prioridade de ações corporais ligadas à Educação Física e artes de maneira geral, como teatro, pintura e musica.
O aprimoramento de movimentos combinados com obtensões não motoras interagindo no processo educacional poderá ajudar significativamente a criança nas atividades da vida diária.

Estamos no Século XXI e nunca é tarde para revermos conceitos para o aperfeiçoamento dos parâmetros na educação.
Boa volta às aulas.



BIBLIOGRAFIA
FREIRE, J.B. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo, Scipione, 1997.

Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP

                                                Sidney Santos - Professor Educação Física 

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sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Joseph Pilates Mat Exercises by Bluebird Pilates Munich

 
Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos
TÉCNICO DE FUTSAL

Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP

                                                Sidney Santos - Professor Educação Física 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS

Sidney- Corredor

Os músculos esqueléticos são aqueles que apresentam estrias em suas fibras tendo sua origem e inserção nos ossos ou cartilagens e são responsáveis pelos movimentos voluntários do corpo humano.
A pessoa sedentária, a prática de atividade física regular intensa, pode provocar o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade isso sem falarmos que com o passar dos anos temos nossa flexibilidade diminuída.
É comum encontrarmos tanto em pessoas sedentárias e igualmente em atletas à reclamação sobre dores lombares, provocadas por encurtamento da musculatura das costas e posteriores das coxas, associado a uma musculatura fraca do abdômen, sendo indicada assim a prática regular de alongamento dos músculos, que passam a suportar melhor as tensões nas atividades da vida diária e nos esportes.

Alongamentos podem ser realizados nos intervalos do trabalho, mesmo assistindo TV ou escutando música, na parte da manhã, ao final do dia, com o intuito de aliviar tensões em pessoas que trabalham muito tempo na posição “de pé”, antes e depois de atividades físicas.
Os alongamentos devem ser feitos em posição confortável, se necessário com apoio para se manter o equilíbrio, lentamente sem movimentos bruscos  e balanceios, sempre atentos aos limites de cada um.
Dez a quinze minutos de alongamentos, no mínimo três dias semanais, mantendo-se o tempo em média de 10 a 15 segundos para cada posição, com respiração normal irá contribuir para aumento da elasticidade e flexibilidade.

No aparecimento de problemas e na persistência deve-se consultar um médico.
O Profissional de Educação Física é importante na análise e prescrição de exercícios.

Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP

                                                Sidney Santos - Professor Educação Física 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MULHER - CORRIDA DE RUA OU PISTA


















Antes de qualquer Programa de Exercícios Físicos, consultar um médico para avaliação e liberação.
Acompanhamento de Educador Físico para adequação dos exercícios.
Em caso de dieta alimentar consultar nutricionista



Começamos reproduzindo  artigo sobre o exercício aeróbio:


O exercício aeróbio é aquele praticado na presença de oxigênio, no processo de geração de energia muscular. Trabalha grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. São exemplos de exercícios aeróbios: andar, correr (trotar), nadar, andar de bicicleta. São exercícios contínuos e prolongados, realizados com movimentos não muito rápidos, trazendo benefícios ao organismo, podendo colaborar para a diminuição de doenças cardiovasculares com melhora da qualidade e expectativa de vida, pois os exercícios aeróbios de longa duração queimam as reservas de gordura do organismo.”

É aconselhável o uso de uniformes confortáveis, e preferencialmente em cores claras, tênis adequados, horário antes das 10:00h e após as 16:00h minimizando assim os efeitos nocivos do sol, lembrando sempre a necessidade em horas regulares de sono e alimentação saudável.

Observar para que a corrida seja efetuada em piso sem irregularidades para prevenção de contusões.

Sobre às mulheres o doutor Ricardo Zanuto¹ relata que a corrida pode se tornar importante aliada na diminuição de estresse e sintomas relacionados com a “TPM”.

Nós treinadores dividimos o treinamento em “intensidade” que de maneira geral é a quantidade de esforço ou carga empregada em cada repetição e “volume” que podemos explicar como sendo a quantificação dos exercícios em tempo, número de séries que se repetem, respeitando-se sempre a característica individual.

Portanto vamos nos preocupar com um volume de 40 minutos de corrida sem nos atermos a velocidade. De preferência repetir de 2 a 3 vezes na semana em dias alternados.



A corrida movimenta os grandes grupos musculares e com liberação hormonal específica obriga o corpo na utilização da gordura como fonte enérgica, contribuindo assim para o emagrecimento.

Em consequência da diminuição de gorduras em partes localizadas no corpo da mulher, como região glútea e coxas, os músculos dessas regiões se tornam mais definidos.

Melhora cardiovascular, metabolismo, sustentação óssea e convenhamos o bom humor e autoestima.

Portanto vamos nos preocupar com um volume de 40 minutos de corrida sem nos atermos a velocidade.

Antes de iniciar procure andar durante uns 5 minutos e também efetuar alongamentos.

Neste artigo estamos observando a qualidade e vida e não a especificidade da “intensidade”, que vamos reportar em outro artigo direcionado para atletas.


¹ Nutricionista e Doutor em Fisiologia

fonte: http://treino.net
 http://www.bolsademulher.com/


 

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terça-feira, 27 de janeiro de 2015

EXERCÍCIOS PARA PERNAS E FORTALECIMENTO DO ABDÔMEN

Aqui apresentaremos 5 exercícios de fácil execução, recomendando local aberto e na impossibilidade, sempre um local arejado. Convém salientar a importância de uma avaliação médica antes do início de qualquer exercício físico. Boa hidratação, alimentação e horas regulares de sono.

Material: 1 colchonete para exercícios no solo.

1º Exercício - Posição deitado; braços estendidos ao lado do corpo; elevação das pernas mais ou menos a 45 graus, juntas e levemente flexionadas; voltar à posição inicial.
    Repetições  - 12 (doze).
    Séries  - 3 (três).
    


2º Exercício - Posição deitado; braços estendidos ao lado do corpo; elevação das pernas mais ou menos 80 graus, juntas e estendidas; voltar à posição inicial.
    Repetições  - 12 (doze).
    Séries  - 3 (três).





3º Exercício - Posição deitado; braços atrás da cabeça; pernas flexionadas, pés próximos da região glúteo; elevar a cabeça, flexionando o tronco aproximadamente 30 graus,  retornado à posição inicial.
    Repetições  - 12 (doze).
    Séries  - 3 (três).


4º Exercício - Posição em pé; braço abertos estendidos à frente; pernas afastadas ligeiramente, flexão  dos joelhos até que as coxas    fiquem em paralelo ao solo; extensão retornando à posição inicial.
    Repetições  - 12 (doze).
    Séries  - 3 (três).




 5º Exercício  - Posição em pé; braço  estendidos, mãos unidas sobre a cabeça; pernas levemente afastadas; elevação dos calcanhares; retornando à posição inicial.
    Repetições  - 12 (doze).
    Séries  - 3 (três).







Entre os exercícios manter um intervalo de 1minuto e trinta segundos  a dois minutos 

Antes de iniciar os exercícios é aconselhável um caminhar de 5 minutos de duração e alongamentos sem movimentos drásticos, ou seja,  suaves e progressivos.


Para um melhor aproveitamento  deve-se  manter uma sequência de 3 dias semanais alternados preferencialmente.



Consultar um médico para liberação

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Entorse no Tornozelo - Lesões do Esporte - Biomecânica

CAUSAS, PREVENÇÃO E TRATAMENTO

 

 
Entorse no Tornozelo
A entorse de tornozelo é a lesão que pode provocar estiramentos ou rupturas de um ou mais ligamentos da articulação do tornozelo. Os livros de anatomia descrevem os ligamentos como um conjunto de fibras conjuntivas cerradas e resistentes, dirigidas no mesmo sentido, que liga entre si ossos articulados ou mantém os órgãos nas respectivas posições

Aos esportistas em geral e principalmente aos corredores é recomendável o treinamento em pisos regulares, evitando sobremaneira as superfícies duras ou esburacadas que possam ocasionar virada forçada do tornozelo. Na maioria das ocasiões o pé vira para dentro, para fora ou para baixo, causando uma lesão na parte externa do tornozelo.

                                  
Os sintomas da entorse de tornozelo são:
Dor localizada, amena ou progressiva que independe de carga de peso utilizada.
 Edema [Acúmulo anormal de líquido no compartimento extra-celular intersticial ou nas cavidades corporais devido ao aumento da pressão hidrostática, diminuição da pressão coloidosmótica, aumento da permeabilidade vascular(inflamações) e diminuição da drenagem linfática]
 Equimose [Infiltração de  sangue na malha dos tecidos com 2 a 3 centimetros de diâmetro. Surge com a ruptura de capilares. Pode suceder uma rubefação ou hiperemia, podendo estar relacionada a trauma ou distúrbios de coagulação.]
Impossibilidade de movimentar o tornozelo.
No aparecimento dos sintomas, procurar aplicar gelo no local [crioterapia -  grupo de diversas técnicas e procedimentos na fisioterapia no qual se aplica baixas temperaturas em regiões locais ou gerais do corpo.]
Imobilização do local.
Providenciar atendimento médico para avaliação, uso de medicamentos ou intervenção sirúrgica e procedimentos de fisioterapia.

Fonte:

file:///C:/Users/admin/Contacts/Desktop/scielo.php%20tornozelo.htm
[ ]wikipédia


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