Loading...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Exercícios Físicos e Hipertensão

Após avaliação médica o indivíduo hipertenso pode iniciar atividades físicas com regularidade de 3 a 5 vezes por semana, com duração aproximada de 40 minutos, exercícios estes de intensidade leve a moderada. É recomendado o exercício aeróbio, como caminhar, leves trotes e hidroginástica.
A literatura especializada indica que a regularidade dos exercícios pode beneficiar o sistema cardiovascular, auxiliando para o controle da pressão arterial e prevenção de doenças nas artérias coronarianas.
O Educador Físico deve relembrar sempre ao indivíduo praticante, o não esquecimento da administração dos remédios prescritos pelo médico, principalmente em se tratando de pessoas mais idosas.

A descrição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro de 2014 nos mostra:

"Um quinto dos brasileiros sofre de hipertensão, a causa principal de doenças no coração, na pesquisa 31,3 milhões de pessoas relataram diagnóstico de pressão alta e 14,1% foram internados por isso. A porcentagem de mulheres diagnosticadas com casos de pressão alta é maior que a dos homens, 24,2% para elas e 18,3% para eles. O número de pacientes cresce ainda mais ao olhar as pessoas com mais de 65 anos, mais de 50% delas tem casos de hipertensão."



















________________________________________________________________________
Vamos rever aqui nosso artigo: Qualidade de Vida e Exercícios Físicos para àqueles que pretendem iniciar com os exercícios:





O exercício físico deve ser executado em locais arejados, evitando-se horário de sol intenso, sendo que os uniformes precisam ser confortáveis, de preferência nas cores claras para menor absorção dos raios solares. O tênis também é fator primordial não devendo ser apertado acarretando desconforto. Evitar pisos acidentados, pois podem causar desequilíbrios e lesões motivadas com a irregularidade das pisadas. Não esquecer uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios, pois a água é importante regulador da temperatura corporal.
         Evitar fumo, bebidas alcoólicas, buscar uma alimentação saudável e horas regulares de sono.
Relevante o acompanhamento de um Educador Físico na prescrição de exercícios adequados.


Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico e de nutricionista nas especificidades
Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico

Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos

Especialista em Futsal

Educação Física - Sid Professor 

Técnico Desportivo - CREF 120222-G/SP

atualizado em  15/1/2016 14:00h

Nenhum comentário:

Postar um comentário