Exercícios Físicos e Hipertensão





Após avaliação médica o indivíduo hipertenso pode iniciar atividades físicas com regularidade de 3 a 5 vezes por semana, com duração aproximada de 40 minutos, exercícios estes de intensidade leve a moderada. É recomendado o exercício aeróbio, como caminhar, leves trotes e hidroginástica.
A literatura especializada indica que a regularidade dos exercícios pode beneficiar o sistema cardiovascular, auxiliando para o controle da pressão arterial e prevenção de doenças nas artérias coronarianas.
O Educador Físico deve relembrar sempre ao indivíduo praticante, o não esquecimento da administração dos remédios prescritos pelo médico, principalmente em se tratando de pessoas mais idosas.




Vamos rever aqui nosso artigo: Qualidade de Vida e Exercícios Físicos para àqueles que pretendem iniciar com os exercícios:


O exercício físico deve ser executado em locais arejados, evitando-se horário de sol intenso, sendo que os uniformes precisam ser confortáveis, de preferência nas cores claras para menor absorção dos raios solares. O tênis também é fator primordial não devendo ser apertado acarretando desconforto. Evitar pisos acidentados, pois podem causar desequilíbrios e lesões motivadas com a irregularidade das pisadas. Não esquecer uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios, pois a água é importante regulador da temperatura corporal.
         Evitar fumo, bebidas alcoólicas, buscar uma alimentação saudável e horas regulares de sono.
Relevante o acompanhamento de um Educador Físico na prescrição de exercícios adequados.



Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos

Especialista em Futsal


Professor do projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans