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quarta-feira, 16 de março de 2011

Importância do Exercício Aeróbio




A prática do exercício aeróbio dentre os quais: caminhar, correr, andar de bicicleta torna-se importante para um melhor funcionamento do sistema cardiovascular, agindo também para manutenção do peso corporal ideal em se tratando de queima de gorduras.
É recomendado para uma pessoa que está iniciando com os exercícios a execução de uma caminhada, sempre com a atenção para tênis adequados, roupas folgadas e de preferência de cores claras (branco – reflete os raios do sol; preto absorve), estar bem alimentada e hidratada e horas regulares de sono são importantes. Dê preferência ao horário em que o sol não esteja intenso e no caso de lugares fechados procure os arejados.
No caso de trote (menor ritmo) ou corrida procure manter uma velocidade de 6 a 7 quilômetros por hora se exercitando por 40 a 60 minutos, no mínimo em três dias semanais, se possível com alternância.
Para medirmos a intensidade da atividade física, temos que verificar a freqüência cardíaca com a tomada da pulsação durante o exercício. Tome seu pulso durante 10 segundos multiplicando por 6 para obtenção do total de pulsos por minuto. O ideal é que os exercícios sejam realizados dentro da zona-alvo de batimentos cardíacos, que é de 60% a 80% dos batimentos cardíacos máximos por minuto.

 A obtenção da freqüência cardíaca máxima baseia-se na idade do indivíduo. Subtraia sua idade de 220, e você terá sua quantidade máxima estimada de batimentos cardíacos. Multiplique por 0,60 e 0,80 para descobrir o mínimo e o máximo de sua zona-alvo (ritmo cardíaco ideal par determinada idade na prática de exercícios).  Para mulheres subtraia a idade de 226.

Exemplo: homem idade 50 anos

220-50= 170 bpm (batimentos por minuto) Freqüência cardíaca máxima
Freqüência para treinamento entre 60% e 80%

170x0,60= 102 bpm
170x0,80= 136 bpm


Exemplo: mulher idade 50 anos 

226-50= 176 bpm (batimentos por minuto) Freqüência cardíaca máxima
Freqüência para treinamento entre 60% e 80%

176x0,60= 106 bpm
176x0,80= 141 bpm


Exemplos de exercícios:

Caminhada
Corrida ou trote
Andar de bicicleta
Dança
Natação e hidroginástica - modalidades adequadas para quem tem problemas de articulação, pois não apresentam impacto.
Atividades da vida diária (AVD) - afazeres domésticos – jardinagem – subidas e descidas de escadarias, lavagem de automóveis.
Mencionamos alguns esportes e atividades, porém existem outras tantas, sendo importante antes de iniciarmos qualquer exercício, um exame médico e acompanhamento do profissional de Educação Física para a devida orientação.



 Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos
Técnico Especialista em Futsal 
Professor integrante do projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP

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