Loading...

quarta-feira, 9 de março de 2011

Barriga tanquinho 29/01/2011 - BoqNews

Citação do meu trabalho no site http://www.santoscity.com.br/index.asp?InCdSecao=6&InCdEditoria=14&InCdMateria=5769&Barriga+tanquinho
Santos City

O verão estimula as pessoas a perderam os quilinhos extras e ficarem em forma. Academias ficam lotadas por pessoas que buscam melhor saúde e um corpo mais torneado. De acordo com o instrutor físico e profissional de marketing esportivo, David Francisco de Lima, é possível conseguir tonificar e modelar o corpo até o Carnaval, em março. “Porém, antes de qualquer ação como matricular-se em uma academia, por exemplo, é necessário procurar um médico e realizar o exame para verificar se a pessoa está apta a fazer exercícios”, afirma. O instrutor também aconselha a procurar um nutricionista e um bom profissional de Educação Física.

Restrições
O programa de exercícios, segundo David, deve ser feito sem pressa. “O exagero só causa problemas de saúde, desconforto e lesões”, alerta. A restrição do exercício é analisada pelos médicos, dependendo da saúde do paciente. “No caso de algumas doenças, o exercício e a atividade física auxiliam no tratamento e na melhoria da qualidade de vida”, diz.
Para uma pessoa saudável, David afirma que todos os exercícios podem ser realizados, com uma carga, série e repetições personalizadas de acordo com o quanto é possível suportar de carga de abdominais por treinamento.

Os exercícios
De acordo com o professor universitário de Educação Física e Bacharel em Treinamento Desportivo, Sidney Santos, para realizar o exercício é necessário de apenas um colchonete. “Antes de iniciar, é aconselhável caminhar durante cinco minutos e fazer alongamentos com movimentos suaves e progressivos”, conta. Para um melhor aproveitamento, Sidney recomenda manter os exercícios com uma frequência de três vezes por semana, em dias alternados.

Cirurgias
Com maior acessibilidade no mundo das cirurgias, a barriguinha ocupa o terceiro lugar no ranking das cirurgias mais procuradas no Brasil, de acordo com pesquisa Ibope, com 16% da preferência de mulheres e homens. Estima-se que mais de 645 mil pessoas realizaram intervenções em dermolipectomia abdominal, a cirurgia plástica do abdômen, no ano de 2009.

De acordo com o diretor do Centro Nacional de Cirurgia Plástica, Arnaldo Korn, este tipo de procedimento é frequentemente procurado pelas mulheres. “Inclusive as que já tiveram filhos”, conta. O procedimento, segundo o médico remodela, pois retira o excesso de pele e gordura que se acumula abaixo do umbigo, fazendo assim o ajuste da cintura muscular flácida. O médico frisa que a cirurgia, diferente do que se pensa, não tem a função de emagrecer, mas sim de remodelamento da barriga.

O procedimento, de acordo com Korn, tem maior excelência quando são retiradas pequenas quantidades de tecido. "Em outros casos em que o paciente tem uma área maior para intervenção, o resultado também é positivo e proporcional ao restante do corpo, porém, devemos lembrar que acumulo de gordura em regiões vizinhas do abdômen ainda existirão, e associar um tratamento clínico ou fisioterápico pode equilibrar o corpo do paciente", conta.

Para fazer uma cirurgia, é necessário que o paciente esteja ciente de todos os procedimentos cirúrgicos. Realizar todos os exames pré-operatórios é algo obrigatório, que deve ser feito pelo especialista cirurgião. Em casos de imprevistos, o operado deve contatar o especialista até 2 dias antes do procedimento, e evitar bebidas alcoólicas na véspera da cirurgia, auxiliar na excelência do pós-operatório.

Esses fatores auxiliam na cicatrização, que leva no mínimo 14 dias para apresentar resultados, além de o processo completo de fechamento dos pontos durar até 18 meses. 


 Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos
Técnico Especialista em Futsal

Nenhum comentário:

Postar um comentário