Luta Contra o Sedentarismo

Exercício físico é atividade física efetuada com regularidade e freqüência objetivando performance ou recreação. Os exercícios regulares atuam como reforço para o sistema cardiovascular, melhora do sistema muscular, aprimoramento das habilidades atléticas e para manutenção de uma vida saudável.
É recomendado antes da iniciação de exercícios físicos a liberação médica e acompanhamento de um profissional de Educação Física na especificidade dos exercícios.
Ao começarmos qualquer tipo de exercícios ou até mesmo uma corrida com objetivo de melhora da forma física ou recreação, é aconselhável uma caminhada ao ar livre, local plano e piso regular, com utilização roupas claras de preferência, tênis adequado, horário de sol não muito forte e uma boa hidratação. Alimentação saudável e horas de sono regulares também são importantes.
Você que está passando do sedentarismo para iniciação em exercícios precisa ficar atento que seu corpo deve se preparar e para isso inicie a caminhada com seus passos normais progredindo ao longo do tempo em sua aptidão para passos mais ligeiros.
Sempre que possível caminhar 3 a 4 dias por semana (em dias intercalados) iniciando a primeira semana com 45 minutos de caminhada, aumentando para 50 minutos, até alcançar 60 minutos.
A atividade física regular e alimentação saudável colaboram para manutenção do peso corporal ideal.



Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans