Futsal - Treinamento - Exercícios Táticos - Chute ao gol - II

Futsal - Treinamento - Exercícios Táticos - Chute ao gol - \\\\revisado




TREINAMENTO FUTSAL
DESLOCAMENTO E CHUTE AO GOL (Continuação)
OBJETIVO
APRIMORAR O DESLOCAMENTO QUANDO A DEFESA ESTÁ POSICIONADA, COM CONSEQUENTE CHUTE AO GOL COM VARIAÇÕES DE JOGADAS.


Treinamento de tiro curtos de corrida, pois o jogador quando faz o passe, corre ao lado da coluna encostado à linha lateral, perdendo o contado visual momentâneo coma bola, devendo aprimorar a corrida para não perder a oportunidade do chute à gol.
Duração 20 minutos e sempre após um treinamento de aquecimento e corridas leves .
MATERIAL: 2 A 4 BOLAS         
                          
QUANTIDADE DE JOGADORES: 20 – DISPOSTOS EM DUAS COLUNAS PARALELAS ÀS LINHAS LATERAIS (uma de cada lado) E VOLTADOS PARA O MEIO DA QUADRA.
18 jogadores de linha e 2 goleiros 

O TÉCNICO OU AUXILIAR DEVERÁ FICAR NO CENTRO DA QUADRA VOLTADO PARA A TRAVE.
DESENVOLVIMENTO
Ao comando por apito do Professor ou auxiliar, o último jogador da esquerda passa a bola ao Professor, corre na direção do mesmo, sempre ao lado da linha lateral da quadra, passando à frente da coluna de jogadores, recebendo o repasse do professor e executando o chute.
Após o chute o jogador continua a corrida, recupera a bola e entrega ao companheiro (último da coluna), retornando ao início da coluna. O retorno deve ser efetuado por fora da lateral da quadra (nunca passar pelo meio, evitando boladas e interrupção dos exercícios).
Os passes devem ser alternados um à esquerda outro à direita, sempre com comando e estímulos para o treinamento se tornar dinâmico.
Como já foi enfatizado o jogador que chutar, já deverá continuar a corrida em direção à trave em busca da bola e consequente posicionamento e sendo assim, o goleiro se preocupará em defender somente. Mesmo havendo a defesa o jogador de linha apanha a bola para seu reposicionamento.
No presente exercício o posicionamento defensivo é fictício, sendo enfatizado também o recuo de bola quando não há ângulo para o chute em jogadas de linha de fundo de quadra.
O revezamento dos goleiros  deverá ser feito a cada 4 chutes.

Após 10 minutos, inverter as colunas de jogadores (os jogadores da coluna da direita passam à esquerda e os da esquerda para a coluna da direita), visando o aprimoramento do chute e propriocepção ¹ .

  ¹ Segundo Wikpédia
" Propriocepção também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular , localizado no ouvido interno

Inteligência corporal-cinestésica

Segundo ateoria ds múltiplas inteligências, a Inteligência corporal-cinestésica refere-se as habilidades que atletas e artistas (especialmente dançarinos) desenvolvem para a coordenação desejada de movimentos precisos necessários para a execução de sua técnicas. "





                                              clique na imagem p/melhor visualização

Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans