CONTUSÃO NA CABEÇA - ESPORTES - Primeiros Socorros















 _____________________________________________

A prática dos mais variados esportes podem causar contusões na cabeça, traumas esses severos ou não, mas que devem ser orientados com cuidados especiais  e com máxima brevidade.

Alguns esportes exigem proteção com capacetes correspondentes 
( ciclismo, skate, boxe feminino,  futebol americano) mesmo assim servindo como atenuante , as vezes não eliminando  a contusão.

As causas mais comuns são as quedas, batidas contra obstáculos, corpo a corpo  (cabeçadas), agressões físicas voluntárias ou involuntárias que podem provocar desde lesões superficiais devido a rigidez do crânio até fraturas com lesão cerebral que requer remoção imediata ao hospital.

Vamos aqui destacar o básico dos primeiros socorros sempre enfatizando que com a dificuldade de médico presente no local do acidente, ligar para telefone  193, relatando brevemente o tipo de lesão e condições do acidentado. A brevidade pode salvar vidas.

Em casos simples de batidas sem aparente concussão ou mesmo sangramento proceder com testes simples com o acidentado perguntando o nome, dia da semana, nome da mãe, sendo de bom alvitre retirá-lo da prática desportiva, observando movimentos coordenados dos membros inferiores e superiores, pupilas de tamanhos iguais; não pode haver vômitos nem perda da consciência, ficando a pessoa em observação.

Frequência cardíaca baixa e respiração deficiente, proceder a massagem cardíaca e respiração artificial, sempre com o cuidado de estabilização da cabeça e pescoço. Procurar socorro médico.

No caso de vômitos ou engasgos, rolara cabeça da pessoa, pescoço e corpo como um todo para o lado, sempre tendo em vista a estabilização.

Só mova o acidentado se for estritamente necessário deixando a cargo dos paramédicos e médicos que estão aptos para tais casos.

Dados do site SWI indicam que esportes e atividades recreativas contribuem com 21%  das lesões cerebrais com traumatismo craniano nas crianças e adolescentes dos Estados Unidos.

Não remover capacete em caso de suspeita de  lesão grave na cabeça.

 Fonte: 
       http://www.saudemelhor.com/cuidados-que-voce-deve-tomar-com-alguem-que-bateu-cabeca/
 http://www.swissinfo.ch/por/estudo-sobre-o-futebol_traumatismo-craniano--fifa-e-ligas-su%C3%AD%C3%A7as-cooperam/40573740



Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico na continuidade dos sintomas.
Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico. 
Sidney Santos
Prof. Educação Física e Técnico Desportivo
CREF 120222 G/SP 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans