Loading...

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

GOTA DOENÇA - Exercício Físico











_________________________------------------------------------------



A presença de índices anormais do ácido úrico na corrente sanguínea pode acentuar a presença da gota.

As articulações móveis do nosso corpo são protegidas por um líquido (sinovial) que funciona como lubrificante, porém o ácido úrico em cristais pode prejudicar essa lubrificação podendo causar inflamação e consequente inchaço nas articulações.

A ciência não nos mostra ainda, a causa exata do aparecimento da gota, mas aponta que alimentação inadequada e uso excessivo do álcool como fatores contribuintes.

É aconselhado procura médica no aparecimento de sintomas de febre constante e dores nas articulações. Pés, mãos, punhos  podem apresentar vermelhidão, além das dores.

Em algumas pessoas podem surgir cronicidade dos sintomas, por isso é importante visita ao médico, assim que o problema se manifeste.

Sempre após liberação médica e consulta à nutricionista é indicado o exercício físico aeróbio, como a hidroginástica, pois melhora a mobilidade e o aspecto corporal, sendo que exercícios exaustivos ou com impacto não são indicados.





Fonte: 

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/11/praticar-exercicio-fisico-pode-ajudar-o-tratamento-da-artrite-gotosa-gota.html
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gota

Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico na continuidade dos sintomas.
 
Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico. 


Sidney Santos
Prof. Educação Física e Técnico Desportivo
CREF 120222 G/SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário