Loading...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Acidente Vascular Encefálico - Exercícios Físicos - Recuperação












 POSIÇÃO ANATÔMICA






______________________________________________________


Acidente Vascular Encefálico – AVE também conhecido como AVC – (Acidente Vascular Cerebral), patologia descrita pela literatura médica como entupimento ou rompimento de vasos condutores do sangue para o cérebro, causando paralisia da área cerebral em virtude da inadequada circulação sanguínea.

Importante brevidade no socorro da pessoa na aparição dos sintomas¹, bem como o tratamento e recuperação assistidos por equipe multidisciplinar², sendo que daremos ênfase à recuperação por meio de exercícios físicos, no tempo mais breve possível, procurando minimizar os efeitos do AVE, que podem limitar ou mesmo incapacitar as tarefas do cotidiano.

Lembrando sempre que o programa de Exercícios deva ser iniciado após liberação médica, respeitando a especificidade do indivíduo e acompanhamento de EDUCADOR FÍSICO ou FISIOTERAPEUTA, com elaboração de relatórios para conhecimento do Médico.



EXERCÍCIOS:

EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS

Inspiração pausada pelo nariz aumentando o volume do abdômen e
expiração lenta pela boca, com abdômen contraído. (20 vezes)

- CAMINHADA DE 10 A 20 MINUTOS;

· Em pé-

- Na posição anatômica elevar e abaixar os braços (10 repetições -3 séries) – intervalo de 30 segundos a 1 minuto entre as séries.

O exercício deverá ser feito para frente altura dos ombros; para os lados elevar os braços até a altura dos ombros e para cima estendendo-se os braços.

· Sentado

Na posição sentado (cadeira com estabilidade) com as mãos sobre as coxas e pés no chão fazendo abdução e adução (abertura e fechamento das pernas) - 10 repetições -3 séries – intervalo de 30 segundos a 1 minuto entre as séries.

· Deitado (colchonete) 
´Flexionar os joelhos e elevar o quadril


Deitado (decúbito dorsal), braços esticados, palmas das mãos apoiadas, joelhos flexionados, com elevação do quadril. (5 repetições – 3 séries) - intervalo de 30 segundos a 1 minuto entre as séries.

Programa de Exercícios em 3 vezes na semana e dias alternados e começando com exercícios passivos, ou seja, com ajuda do Educador Físico ou Fisioterapeuta na condução.

Como todo exercício, dever ser efetuado com roupas e calçados confortáveis, em locais arejados, e se ao ar livre evitar os raios solares das 10.00h as 16.00h.

Para uma melhor qualidade de vida evitar fumo e bebida alcoólica e procurar alimentação saudável, com horas regulares de sono. 

¹ Sintomas de AVC
  • Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo.
  • Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo.
  • Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem.
  • Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente.
  • Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos. 
² Fisioterapeutas, médicos, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, e demais profissionais da área de saúde.
Fonte:
http://www.auladeanatomia.com/generalidades/posicaoanatomica.htm
Blog Educação Física - http://sidfefis.blogspot.com.br/
ED FÍSICA/exercicioavc.htm#exercicios – saúde terceira idade



Como cada indivíduo é uno de características próprias, antes da prática de qualquer esporte ou outra atividade física, consultar um médico e nutricionista para avaliação.


Procurar orientação de Educador Físico com   inscrição no Conselho Regional Educação Física na elaboração de programas de Exercícios.
Sidney Santos
Prof. Educação Física e Técnico Desportivo
CREF 120222 G/SP 


Nenhum comentário:

Postar um comentário