PILATES



















 Foto ilustrativa -imagens Google -clique para melhor visualização


Priorizando principalmente a qualidade de vida o método de exercícios Pilates consiste na técnica de movimentos com utilização do peso do próprio corpo, com finalidade de manter, aumentar ou mesmo restabelecer flexibilidade, força muscular, evidenciando também a correção de postura e respeito às articulações.
Técnica executada com orientação, alinhada à atividade da vida diária pode trazer benefícios como melhor consciência corporal, prevenções de lesões, sendo baseada nos princípios de alinhamento, respiração, concentração, controle, centralização e movimentos integrados.
Tratando-se de exercícios de baixo impacto e com alongamentos é indicado, sobretudo para reabilitações de atletas, idosos e também diminuição da fadiga muscular.
Elaborado em 1920 por Joseph Hubertus Pilates, teve diversas influências como yoga,  artes marciais, zen budismo e exercícios praticados na antiguidade por gregos e romanos (mente sã e corpo sadio).
Sempre respeitando a individualidade os exercícios devem ser aplicados por educadores físicos ou fisioterapeutas e após aprovação médica.
Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico para avaliação antes da prática de exercícios

Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico. 
Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos
Especialista em Futsal
Professor convidado do projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP
Poeta Integrante da 1ª 3ª Antologia de Poetas-CAPAAZ
Casa do Poeta Brasileiro - Praia Grande - SP - Brasil
Proyecto Sur Brasil - XVIII Congresso Brasileiro de Poesia - Bento Gonçalves - RS - Brasil

Publicações

  • Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande -SP - Antologia
  • Colectânea Corda Bamba - Lisboa Portugal - 2012
  • E-book OS AMIGOS DE EMIR TEXTO DE APRESENTAÇÃO - Maria Manuela Pacheco (Serena) CONCEPÇÃO E FORMATAÇÃO - Jade Mystika -  ORGANIZAÇÃO - Jade Mystika & Emiriano Rocha http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3743052
  • Interfaces de Amor e Paz - Vol. 3 - 2012
  • Interfaces de Amor e Paz -vol.1 - 2010
  • Projeto Nova Coletânea - Antologia “Cumplicidade das letras” - 2012


Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans