Loading...

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Lesão no Ombro - Ruptura dos tendões da coifa dos rotadores - Biomecânica e Lesões do Esporte




O ombro é a articulação que faz a ligação da cintura escapular (escápula e clavícula) ao membro superior.

A coifa dos rotadores é constituída por grupo de quatro músculos que estão posicionados ao redor da articulação do ombro:
Relacionados com essa articulação encontramos os músculos trabalhando em unidade e contribuindo para o movimento.
Os músculos são o supraespinhoso ou supraespinhal, infraespinhoso ou infraespinhal, subescapular e redondo menor. Segundo especialistas em medicina a maioria das lesões no ombro ocorre por rupturas no tendão do músculo supraespinhoso, no entanto podem aparecer também nos outros músculos da coifa.
No surgimento de quaisquer dores ou sintomas consultar um médico e como esta página tem o cunho informativo principalmente aos desportistas, vamos tratar dos tipos de lesões e fatores que contribuem para o agravamento e da importância do tratamento médico.
Pode haver rupturas dos músculos por lesão aguda ocasionada comunmente por quedas sobre o braço ou levantamento de peso demasiado. Este tipo de ruptura está às vezes associada às lesões no ombro, como fratura da clavícula ou luxação.
Processos degenerativos também podem provocar rupturas da coifa dos rotadores resultando desgastes nos tendões, ocorrendo em processo lento e progresso, motivado pelo envelhecimento.  A literatura médica aponta principalmente as lesões para o braço dominante, mas com grande probabilidade aparecimento no ombro oposto.
Vamos citar três fatores que podem contribuir para o aparecimento das lesões tanto em atletas com também em não desportistas:
Esforços repetitivos provocando tensão demasiada nos tendões da coifa (elevação dos braços)
Falta de irrigação sanguínea (diminuição de fornecimento de sangue para irrigação dos tendões), provocado pelo envelhecimento natural.
Esporões ósseos (formação óssea em forma de gancho), à medida que envelhecemos podem aparecer na parte inferior do acrômio provocando pressão e desgaste sobre os tendões.
O principal objetivo deste artigo é para salientar aos atletas a importância do mais breve diagnóstico e adequado tratamento, pois esse tipo de ruptura nos tendões frequentemente se agrava com o tempo e o contínuo esforço pode piorar a lesão e prejudicando a recuperação.
Exercícios como terapia são indicados durante a reabilitação sempre após liberação médica e com supervisão de Fisioterapeuta ou Educador Físico.























Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico para avaliação antes da prática de exercícios
Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico. 
Todo e qualquer diagnóstico de patologia deve partir de um Médico.



fonte: 

http://www.clinicajoelhoombro.com/PT/ombro/anatomia-do-ombro/
http://fisioterapiajoaomaia.blogspot.com.br/2012/12/ruptura-dos-tendoes-da-coifa-dos.html

 Bacharel  Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos 
Faculdade de Educação Física de Santos
  Especialista em Futsal Professor integrante do Projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP
2007/2012 - Professor convidado

Autor integrante da 1ª Antologia de Poetas - Casa do Poeta Brasileiro PG/SP- Editora Folha da Baixada - Apoio Universidade Santa Cecília
ISBN 978-85-62497-04-09 - Poesia brasileira - Coletâneas.

Antologia CAPPAZ - Interfaces de Amor e Paz
Editora Grafit Ltda.
ISBN 978-85-62689-33-8
Literatura brasileira; Poesia; Antologia.


Calendário Poético 2009 - Cabeça Ativa Produções Culturais

 

Publicações

  • Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande -SP - Antologia
  • Colectânea Corda Bamba - Lisboa Portugal - 2012
  • E-book OS AMIGOS DE EMIR TEXTO DE APRESENTAÇÃO - Maria Manuela Pacheco (Serena) CONCEPÇÃO E FORMATAÇÃO - Jade Mystika -  ORGANIZAÇÃO - Jade Mystika & Emiriano Rocha http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3743052
  • Interfaces de Amor e Paz - Vol. 3 - 2012
  • Interfaces de Amor e Paz -vol.1 - 2010
  • Projeto Nova Coletânea - Antologia “Cumplicidade das letras” - 2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário