Loading...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Seminário - Modelo de Debate

ALUNOS DO 3° G - FEFIS –Santos 2008 – Disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação - Profª Eunice

Allan Jozala Souza
Caio Cezar Leite Martins
Guilherme Nunes Lettieri
Kaled Barros
Mauro Sérgio Motta
Paulo Henrique de Jesus da Silva
Sidney Mendes Santos
Carla Baptista de Oliveira
Francisco Martinez Perez Neto


 Situação didática:

Dois professores de Educação Física, com base em seus  projetos de pesquisas irão defender a implementação de um Projeto Educacional, no caso Futsal nas Escolas e do outro lado Esporte de Aventuras e Educação Ambiental. A justificativa se apegará as características inter e transdisciplinares dos projetos, ou seja, as suas marcas ou que os idealizadores levam para o projeto, incluindo vivência, experiência e história de vida e também  parte interdisciplinar¹ e o que os mesmos autores usam de cultura  para contribuir em aula aflorando  conhecimentos que o aluno traz consigo e como aproveitá-los no projeto vigente, logo transdisciplinar².

A situação se dará num debate, em que não cabe denegrir o projeto do outro e sim mostrar as facilidades, pontos positivos, inovações e até mesmo desafios da prática do projeto. Não é para ser um contra o outro, mas sempre a favor da educação. As dimensões políticas, a ética, estética e técnica também devem ser utilizadas e explicitadas na defesa do projeto. A classe atuará como uma espécie de junta pedagógica e também pensando como alunos alvo dos projetos, podendo fazer comentários defendendo as teses e falas utilizadas pelos organizadores e logo decidindo qual a concepção a ser aplicada, mediante uma votação, havendo assim a participação de todos sem qualquer restrição.


Futsal - “Importância do Esporte no Processo Educacional”, onde é analisado o desenvolvimento das crianças por meio de atividades orientadas, dando ênfase ao crescimento da ação educativa.

Esporte de Aventuras – Entender o significado da relação corpo e natureza por meio da prática de esportes de aventura, com análises de risco e limitações evidenciados na modalidade, integrando um processo de construção das identidades dos participantes.


1 Interdisciplinaridade - O que há em comum nestas palavras é a  disciplinaridade/disciplina, que deve ser entendida como aquelas "fatias" dos estudos científicos e das disciplinas escolares, tais como matemática, biologia, ciências naturais, historia, etc. e de um esforço em superar tudo o que está relacionado ao conceito de disciplina. Assim, interdisciplinaridade é parte de um movimento que busca a superação da disciplinaridade. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

2  Transdisciplinaridade  - É uma abordagem científica que visa à unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

 Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário