Loading...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Afogamento - Prevenção - Corrente de Retorno

   Antes de entrar para nadar ou mesmo brincar em piscinas, rios e mar evitar ingestão de bebidas alcoólicas, comidas pesadas e lugares desertos.




·         Em piscinas verificar profundidade, pois algumas piscinas podem ter diferentes níveis; cuidado com escorregamentos ao caminhar próximo às bordas e especial atenção com crianças, pois objetos coloridos na água chamam à atenção.  Antes mesmo de qualquer salvamento contate 193 ou peça para qualquer pessoa nas proximidades que o faça e se não houver risco para si, tente o salvamento. Indicado sempre frequentar piscinas que tenham salva-vidas.




·         No mar especial cuidado com ventos fortes, profundidade e corrente de refluxo que em síntese é retorno das águas onde há menor resistência, após a rebentação das ondas, criando assim uma área na praia em que um grande volume de água volta para o oceano; é como o mar se transformasse em um rio de grande correnteza.




Procure sempre locais sinalizados e com presença de guarda-vidas.


·       

        Em rios, evitar lugares ermos, não nadar sozinho, sempre respeitar avisos e faixas de seguranças; procurar ficar junto às margens; não entrar em águas poluídas, evitando sempre brincadeiras que possam causar contusões; não saltar de lugares desconhecidos ou elevados, pois a água pode esconder pedras ou banco de areia que podem causar acidentes graves.



        Procurar e respeitar informações sobre correntezas, profundidade, intensidade das quedas d’águas e especial atenção ao desbarrancamento das margens.






          Preserve seu bem maior que á vida, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) nos alerta que dos óbitos ocorridos no mundo a cada ano, os afogamentos correspondem a 0,7% (por volta de 500mil).




Este artigo tem o caráter informativo, portanto procure sempre orientação dos lugares com os salva-vidas (especialista do local, militar do Corpo de Bombeiros). tel 193
























________________________________________________________________________

Sidney Santos - Professor Educação Física 
 Bacharel  Treinamento Desportivo 
CREF 120222 G/SP
  Especialista em Futsal Professor integrante do Projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP
2007/2012 - Professor convidado

Nenhum comentário:

Postar um comentário