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quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Distimia e o exercício físico



Distimia e o exercício físico











Republicando aqui a importância do exercício físico e ressaltando como a mudança do estilo de vida propicia melhor qualidade, podendo auxiliar no combate à distimia.






ATIVIDADE FÍSICA deve ser praticada nas quatro estações do ano, visando uma melhor qualidade de vida. Antes de iniciar qualquer programa de Exercícios Físicos, providenciar liberação médica.





O exercício físico deve ser executado em locais arejados, evitando-se horário de sol intenso, sendo que os uniformes precisam ser confortáveis, de preferência nas cores claras para menor absorção dos raios do sol. O tênis também é fator primordial não devendo ser apertado acarretando desconforto. Evitar pisos acidentados, pois podem causar desequilíbrios e lesões motivadas com a irregularidade das pisadas.


Não esquecer uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios, pois a água é importante regulador da temperatura corporal.


Evitar fumo, bebidas alcoólicas, buscar uma alimentação saudável e horas regulares de sono.


Relevante o acompanhamento de um Educador Físico na prescrição de exercícios adequados.






A distimia é descrita principalmente pela falta de prazer ou divertimento na vida e por invariável sentimento de negatividade. Os sintomas se diferenciam dos outros tipos de depressão porque se apresentam mais leves e apesar da continuidade não priva o indivíduo, na maioria das vezes, de suas atividades normais em realizar tarefas.


O paciente que apresenta distimia geralmente convive com:


Baixa autoestima


Desmotivação por estudos e trabalho


Constante pessimismo


Insônia ou sono excessivo


Pouco apetite ou alimentação exagerada


Vida social limitada (isolamento)






A prática de Exercícios físicos ao ar livre de 6 as 10 horas da manhã e no período de 16 até as18 horas é indicado, pois raios solares estimulam a produção da melatonina, hormônio que ajuda a tornar o sono mais tranquilo, possibilitando assim o aumento da resistência física e melhora do humor e sociabilidade.


Fontes:
Wikipédia
Vigor em Vida

 
Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico para avaliação antes da prática de exercícios
Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico. 

Todo e qualquer diagnóstico de patologia deve partir de um Médico.

Sidney Santos - Professor Educação Física 
 Bacharel  Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos 
Faculdade de Educação Física de Santos
  Especialista em Futsal Professor integrante do Projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP
2007/2012 - Professor convidado

Autor integrante da 1ª Antologia de Poetas - Casa do Poeta Brasileiro PG/SP- Editora Folha da Baixada - Apoio Universidade Santa Cecília
ISBN 978-85-62497-04-09 - Poesia brasileira - Coletâneas.

Antologia CAPPAZ - Interfaces de Amor e Paz
Editora Grafit Ltda.
ISBN 978-85-62689-33-8
Literatura brasileira; Poesia; Antologia.

Calendário Poético 2009 - Cabeça Ativa Produções Culturais

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