FUTEBOL - TÁTICAS: 3-5-2


O FUTEBOL é um esporte de grande importância, pois além de divertimento, sobretudo no Brasil faz parte da cultura desportiva, proporcionando vigor na economia onde podemos citar a construção civil com estádios novos, o comércio com a venda de materiais esportivos, os serviços com a manutenção e conservação das praças esportivas, empregos para os que trabalham com a saúde nos CLUBES PROFISSIONAIS e também Associações Desportivas de cunho amadorístico.
Dentre as figuras que trabalham no futebol destacaremos o Técnico, profissional de carreira formado em Treinamento Desportivo em Faculdade de Educação Física e Treinadores habilitados em curso específico.
No jogo em si, a estratégia do técnico na ocupação dos espaços pela equipe, com distribuição dos jogadores para um melhor aproveitamento das jogadas se faz importante no plano tático objeto de treinamentos e na prática das partidas.
O primeiro esquema tático em evidência é o “3-5-2”, sendo utilizado na Copa da Itália em 1990 e seguido até os tempos de hoje por inúmeras equipes. Como vemos a idéia é congestionar o meio de campo com 5 (cinco) atletas, garantindo 3 (três) zagueiros na sobra em frente à grande área. Os 2 (dois) jogadores laterais denominados “alas”, jogadores esses que atuam tanto na parte defensiva como ofensiva, devendo possuir vigor físico para avançar no ataque e também observar os aspectos defensivos, habilidades para dribles e cruzamentos para complementação dos 2 (dois) atacantes.
É um tipo de esquema que deve funcionar ofensivamente e defensivamente, mas não devemos nos esquecer que qualquer tipo de tática empregada depende das habilidades e inteligências dos jogadores em colocar em prática a estratégia planejada e também o plano tático dos adversários.
Em outro artigo voltaremos para expor diferentes planos táticos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans