Novas Regras de Futsal

http://promovoleventos.blogspot.com/2011/03/cbfs-regras-do-futsal-mudancas-para.html

MUDANÇAS NAS REGRAS DO FUTSAL PARA 2011

Futsal do Brasil passa a adotar novidades na regra em 2011
- A temporada de 2011 ainda nem começou, mas o futsal brasileiro já tem novidades importantes. A partir do dia 1° de janeiro, passaram a vigorar as novas regras da modalidade e, por isso, árbitros, jogadores e comissão técnica terão que ficar atentos às mudanças, aprovadas em setembro de 2010 pela comissão de
arbitragem para futsal da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
- Dentre as novidades, duas chamam mais a atenção. A primeira é a que envolve a participação dos goleiros na partida e a segunda trata de lances que ocorrem após o apito final do cronômetro. Outras mudanças também serão aplicadas, como a possibilidade de cobrar o tiro lateral sem a bola em cima da linha e a delimitação da área reservada aos técnicos.
- Para o diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Paraguassu Fisch de Figueiredo, as novas regras fazem parte da intenção da Fifa de difundir a prática do futsal pelo mundo.
- “Nossos jogos são vistos em todo o mundo e, por isso, temos que nos adaptar a essas regras, pois o futsal brasileiro é referência na modalidade”, afirmou.
- Segundo ele, as mudanças no Brasil só passaram a valer a partir do dia 1 de janeiro, pois, não há como alterar as regras durante a temporada. “A Fifa decidiu pela alteração no fim de setembro, mas nossas competições já estavam em andamento. Por isso, nas competições nacionais elas só começam a valer a partir de 2011”, explicou.
- Porém, todas as competições internacionais da modalidade disputadas a partir de setembro de 2010 já foram realizadas de acordo com as novas regras. Dentre elas, podem ser destacadas o 6° Grand Prix de Futsal, o Campeonato Sul-Americano sub-20, o I Torneio Mundial de Futsal Feminino e todos os amistosos da Seleção Brasileira.
Mudanças
- O goleiro é a posição mais afetada pelas novas regras, segundo Paraguassu. A principal mudança é que, a partir de agora, quando o arqueiro efetuar o arremesso de meta, ele não mais poderá receber a bola em qualquer parte da quadra sem ela tocar no adversário. “Caso ele receba a bola sem ela pegar em algum jogador do outro time, será dado tiro livre indireto”, explicou o diretor de arbitragem.
- Além disso, com a bola em jogo, o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, o que irá alterar a utilização do goleiro-linha. Segundo Paraguassu, a mudança quer evitar que os times usem a estratégia para, na expressão do futsal, “cozinhar o jogo”.
- “Não terá mais aquilo de ficar tocando a bola e fazendo o tempo correr. Por isso mudaram a regra”, disse o dirigente. A última mudança em relação ao goleiro é que, no arremeso lateral, ele só poderá receber o passe no seu campo de defesa uma vez.
- Outra alteração importante trata do apito final do cronômetro. Agora, se um jogador chutar a bola e disparar o sinal do fim da partida, o árbitro deve esperar a conclusão da jogada para encerrar o jogo. Caso a bola entre no gol ou toque no goleiro e ultrapasse a linha, o gol é validado. No entanto, caso ela toque em qualquer outro jogador, a jogada é terminada e a arbitragem pode encerrar a partida. Antes disso, o disparo da sirene significava automaticamente o final do jogo.
- As outras mudanças que Paraguassu destaca são a possibilidade de cobrança do lateral até a 25 cm para fora da linha lateral e a saída de bola do círculo central.
- Agora, para valer o gol, a bola tem que tocar em algum jogador adversário.
- A última alteração destacada pelo diretor de arbitragem é a possibilidade de iniciar a partida com uma equipe – ou até as duas – possuindo apenas o goleiro e dois jogadores de linha.
Fonte: CBFS




Sidney Santos Professor Educação Física -
Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos


Projeto Educação pelo Esporte - Usiminas - Universidade Santa Cecília - Prefeitura Municipal de Santos  Professor Educação Física Aulas de Futsal
Poeta Integrante da 1ª Antologia de Poetas

Casa do Poeta Brsileiro - Praia Grande - SP - Brasil

   Proyecto Sur Brasil - XVIII Congresso   Brasileiro de Poesia - Bento Gonçalves - RS -
Autor da letra e música -Banda da Liberdade - Vamos Cirandar - Carnaval 2012
Santos/SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans