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terça-feira, 10 de maio de 2011

Pilates

Priorizando principalmente a qualidade de vida o método de exercícios Pilates consiste na técnica de movimentos com utilização do peso do próprio corpo, com finalidade de manter, aumentar ou mesmo restabelecer flexibilidade, força muscular, evidenciando também a correção de postura e respeito às articulações.
Técnica executada com orientação, alinhada à atividade da vida diária pode trazer benefícios como melhor consciência corporal, prevenções de lesões sendo baseada nos princípios de alinhamento, respiração, concentração, controle, centralização e movimentos integrados.
Tratando-se de exercícios de baixo impacto e com alongamentos é indicado, sobretudo para reabilitações de atletas, idosos e também diminuição da fadiga muscular.
Elaborado em 1920 por Joseph Hubertus Pilates, teve diversas influências como yoga,  artes marciais, zen budismo e exercícios praticados na antiguidade por gregos e romanos (mente sã e corpo sadio).
Sempre respeitando a individualidade os exercícios devem ser aplicados por educadores físicos ou fisioterapeutas e após aprovação médica.


Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos

Especialista em Futsal

Professor do projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP


Poeta Integrante da 1ª Antologia de Poetas

Casa do Poeta Brsileiro - Praia Grande - SP - Brasil

Proyecto Sur Brasil - XVIII Congresso Brasileiro de Poesia - Bento Gonçalves - RS - Brasil

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