MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

Segundo Badillo 2000, a força explosiva é a relação entre a força expressada e o tempo utilizado para se obter à expressão.
A fisiologia nos mostra que a capacidade de produção de força está diretamente relacionada com o número de pontes cruzadas de miosinas que agem com interação com filamentos de actina, quantidade de sarcômeros, tipos e comprimentos das fibras musculares e de fatores que inibem ou facilitam as atividades dos músculos envolvidos.
No aspecto desportivo é importante salientarmos que força é a capacidade da musculatura produzir tensão, a chamada contração muscular.
Apresentaremos um exemplo de planilha para um MICROCILO relacionado aos100 metros rasos e atletas habituados com a modalidade (atletas de ponta), sempre com a preocupação de trabalhar os  músculos alternadamente.
Os exercícios em tela devem ser supervisionados por Preparadores Físicos habilitados.
A presente planilha foi elaborada para o Seminário  Treinamento de Atletismo apresentado no ano de 2009 (Faculdade de Educação Física de Santos) pelos professores:


Carla Baptista
Francisco Perez
Kaled Barros
Mauro Motta
Paulo Henrique
Sidney Santos
Para melhor visualização clique na  imagem

Bibliografia

BADILLO, J.J (2000a). Concepto y Medida de la Fuerza Explosiva en el Deporte. Posibles Aplicaciones al entrenamiento. Entrenamiento Deportivo, Tomo XIV, n.º 1, 5-15

http://www.efdeportes.com/efd46/forca.htm 






Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos

Educação Física - Sid Professor

Técnico Desportivo CREF4/SP 120222-G/SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

29 de Janeiro Visibilidade Trans