TREINAMENTO DE VOLEIBOL PARA INICIANTES (Alunos Ensino Fundamental)

1.TEMA: Treinamento em Voleibol
2. OBJETIVO: Treinar fundamentos e posições em quadra.
3. ESPECIFICAÇÃO DA AULA
• Local: Quadra de Voleibol
• Número de alunos: 18.
• Uniforme: camiseta, calção, tênis
• Material: 1 carinho com 8 bolas.
• Tempo aula: 50’.
3.1 Aquecimento. (15’)
Formação: colunas com dois alunos; uma coluna de frente para outra; posicionamento próximo as linhas laterais de cada lado da quadra.

Exercícios:
a) 5 (cinco) toques de bola entre os alunos da frente da coluna; os dois alunos da frente passam para retaguarda e os outros dois alunos repetem os exercícios. (5’)
b) 1 (um)) toque de bola entre as duas colunas sendo que os alunos da frente após tocarem a bola passam para trás da sua coluna, continuando os toques sucessivos. (5’)
Formação: 9 (nove) alunos em cada lado da quadra.
Exercício:
a) Saques da parte de dentro da quadra próximo a linha de fundo em toda a extensão. A turma de um lado saca e a outra recebe em manchete. Inverte-se a ordem de saque e recebimento. (5’)
b) Mesmo procedimento do exercício anterior, sacando da posição normal (fora da quadra, ao fundo compreendido pelas linhas laterais)



3.2 Principal. (25’)
Formação: 9 (nove) alunos em cada lado da quadra sendo 6 nas posições de1 a 6 e os 3 restantes no fundo. (fora da quadra)
Exercício:
a) Ataque 4x2: a bola é arremessada de baixo para cima (não precisa ser toque) da posição 6 para a posição 3, sendo que o jogador segura a bola e joga para cortada na posição 2. Os três jogadores da frente irão para fora da quadra no fundo, os que estão atrás da linha dos 3m se posicionam em 4, 3, 2 e os jogadores de fora da quadra se posicionam em 5, 6, 1. Os jogadores do outro lado da quadra fazem a mesma movimentação só que tentando bloquear e defender. Após todos os jogadores passarem pela rede mudando-se os exercícios de ataque para turma do outro lado da quadra e a turma que estava atacando passa a bloquear.
b) Ataque 4x2: Cortada na posição 4, com o mesmo procedimento inicial do exercício anterior, só que com o rodízio normal, ficando a substituição a ser feita na posição 1 quando se completar o rodízio. Depois da entrada do 3º jogador de fora da quadra e complemento da jogada a equipe que atacou passa a fazer movimento de bloqueio.

3.3 Jogo Recreativo. (10’)
Formação: Duas equipes (6 titulares e 3 reservas)
Jogo de voleibol normal podendo no saque a bola ser arremessada de até um metro da parte de dentro da quadra semelhante ao voleibol adaptado. Substituições aleatórias.


Sidney Santos - Professor Educação Física - Bacharel  Treinamento Desportivo p/ Universidade Metroplitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos

  Especialista em Futsal 
Professor integrante do projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans