Modelo Projeto de TCC - Bacharelado em Treinamento Desportivo - Sidney Santos Professor de Educação Física e Técnico em Treinamento Desportivo

 Autores
Kaled Barros
Mauro Motta
Sidney Santos

1. TEMA
Preparação Física no Futsal.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Treinamento físico abrangendo resistência, velocidade e força na categoria principal masculina em competição de alto nível.

3. PROBLEMA
Como o treinamento físico pode contribuir pra uma melhor performance na modalidade Futsal.

4. JUSTIFICATIVA
Tivemos interesse por esse tema por ser de grande significado para a nossa formação acadêmica e também para colocar em evidência parte do trabalho do profissional de Educação Física. Para o ambiente científico esperamos contribuir com a pesquisa apresentando esse trabalho relacionado, tanto com os profissionais que se dedicam à área, como também com atletas praticantes. O grupo se interessou pela pesquisa devido à boa receptividade e o sucesso que a modalidade Futsal apresenta no Brasil.
Este assunto tem um caráter contemporâneo, e está sempre em evidência nas universidades, clubes e congressos de Educação Física.
O assunto vigente pode contribuir para um maior conhecimento e desenvolvimento do treinamento físico, trazendo perspectivas para que a modalidade possa se desenvolver ainda mais, trazendo benefícios no campo esportivo e social.
A presente pesquisa dá continuidade aos trabalhos “Fundamentos Filosóficos da Educação” no ano de 2007 e “Educação Por Meio da Modalidade Esportiva Futsal” no ano de 2008, trabalhos esses relacionados com o FUTSAL e que foram apresentados pelos mesmos autores na graduação de Educação Física - UNIMES-FEFIS.

5. OBJETIVOS
Descrever a importância da preparação física no esporte destacando o Futsal, evidenciando o trabalho de resistência, força e velocidade, visando assim uma melhor performance.

6. METODOLOGIA
Serão utilizadas referências bibliográficas e da internet e escolhidas principalmente pela disponibilidade, fácil acesso e credibilidade. Procurando construir uma base teórica satisfatória para desenvolver o Trabalho de Conclusão do Bacharelado em Educação Física, sendo que os dados coletados serão organizados segundo a sua temática. Começaremos pela introdução, seguindo com tópicos relacionados ao histórico do Futsal, descrevendo também a importância do profissional de Educação Física e desenvolvimento dos trabalhos de resistência velocidade e força visando elevar o rendimento individual do atleta e em conseqüência de toda a equipe.

7. REFERENCIAL TEÓRICO
A Preparação Física nos esportes tem se mostrado em evidência principalmente nas últimas décadas e várias modalidades esportivas com seus atletas usando o suporte científico da mencionada preparação. Muitos autores falam sobre a importância do treinamento físico e salientando o Futsal podemos mencionar José Laudier A. dos Santos Filho, Rogério Silva Melo e também Barth Sorrilha. Citaremos também João Batista Freire, Pereira e Pessoa Júnior e suas contribuições para Educação Física e Esportes.


8. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ANO DE 2009




9. BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS DA INTERNET

FIGUEIREDO, V. A história do Futebol de Salão, origem, evolução e estatísticas. Fortaleza: IOCE, 1996.

FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. 4ª edição. São Paulo: Scipione, 2006.

FUTSAL BRASIL. História do Futsal. Disponível em: http://www.futsalbrasil. com.br/historia.php. Acessado em: 01 de jun. 2008.

FUTSAL TREINAMENTO DE ALTO NÍVEL. Disponível em http://www.futsaltreinamento.com. Acessado em 21/5/2009.

MELLO, R. F. Futsal 1000 Exercícios, Sprint, 2004

MUNDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Disponível em http://mundoeducacaofísica.com. Acessado em 23/5/2009.

PEREIRA; SOUZA JÚNIOR. Compreendendo a Barreira do Treinamento Físico. São Paulo: Phorte Editora, 2005.

SANTANA, W. C. Contextualizações Históricas do Futsal, 2004.Disponível em htttp;//www.pedagogiadodofutsal.com.br. Acessado em 10 de maio de 2009.

SANTOS FILHO, J. L. Futsal: Preparação Física. 2ª edição. Sprint, 1998.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans