Educação Por Meio do Esporte
Painel - Artigo Científico - Educação por Meio da Modalidade Esportiva Futsal
EDUCAÇÃO POR MEIO DA MODALIDADE ESPORTIVA FUTSAL
UNIMES - UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Faculdade de Educação Física de Santos
CAIO CÉSAR LEITE MARTINS, KALED FERREIRA BARROS, MAURO SERGIO MOTTA, SIDNEY MENDES SANTOS
INTRODUÇÃO
EDUCAÇÃO POR MEIO DA MODALIDADE ESPORTIVA FUTSAL
UNIMES - UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Faculdade de Educação Física de Santos
CAIO CÉSAR LEITE MARTINS, KALED FERREIRA BARROS, MAURO SERGIO MOTTA, SIDNEY MENDES SANTOS
INTRODUÇÃO
O Futsal se apresenta com grande destaque no Brasil, contando com inúmeros praticantes tanto nos clubes esportivos, na rede escolar privada e nas escolas públicas.
O conhecimento do significado da bola e sua representação desde a mais tenra idade, o valor cultural apresentado, a relação do esporte com a vida diária são fatores relevantes para o crescimento da modalidade e sua importância no processo educacional.
OBJETIVO
Mostrar a importância da modalidade esportiva Futsal com seus valores de competição e cooperação, respeitando também o desenvolvimento gradativo das crianças, com suas limitações, emoções e compreensão humana, visando um melhor rendimento nas atividades exercidas em sala de aula, um bom relacionamento de grupo, colaborando assim para melhoria da educação.
Enfatizar a importância do Professor de Educação Física, seu desempenho interdisciplinar no Ensino Fundamental. Ressaltar a aplicação de regras, hábitos de higiene, respeito a si próprio e ao próximo.
Mostrar a importância da modalidade esportiva Futsal com seus valores de competição e cooperação, respeitando também o desenvolvimento gradativo das crianças, com suas limitações, emoções e compreensão humana, visando um melhor rendimento nas atividades exercidas em sala de aula, um bom relacionamento de grupo, colaborando assim para melhoria da educação.
Enfatizar a importância do Professor de Educação Física, seu desempenho interdisciplinar no Ensino Fundamental. Ressaltar a aplicação de regras, hábitos de higiene, respeito a si próprio e ao próximo.
METODOLOGIA
Pesquisa qualitativa com metodologia constituída por dados bibliográficos e sites disponibilizados nas principais Universidades como USP e UNICAMP.
Pesquisa qualitativa com metodologia constituída por dados bibliográficos e sites disponibilizados nas principais Universidades como USP e UNICAMP.
RESULTADOS: INTERAÇÃO ESPORTE EDUCAÇÃO
A educação por meio do esporte ganha importância, uma vez que se tenha domínio de habilidades, com o desenvolvimento da atenção e concentração, expressão de pensamentos, podendo combiná-los com ensinamentos em sala de aula.
Destacando a prática do Futsal onde a criança com os movimentos aprendidos, possa desenvolver seu aprendizado na modalidade e aprimorar movimentos combinados com obtenções não motoras interagindo no processo educacional e em outras atividades diárias.
A educação por meio do esporte ganha importância, uma vez que se tenha domínio de habilidades, com o desenvolvimento da atenção e concentração, expressão de pensamentos, podendo combiná-los com ensinamentos em sala de aula.
Destacando a prática do Futsal onde a criança com os movimentos aprendidos, possa desenvolver seu aprendizado na modalidade e aprimorar movimentos combinados com obtenções não motoras interagindo no processo educacional e em outras atividades diárias.
CONCLUSÃO
A prática do Futsal no âmbito escolar por crianças do Ensino Fundamental deve ser realizada sem pressões, priorizando-se o lúdico, o prazer e a qualidade de vida. A inclusão é primordial, sendo que o Professor de Educação Física se ocupará em utilizar os meios pedagógicos que venham auxiliar o desenvolvimento das crianças por completo. Os dados obtidos na presente pesquisa já estão sendo utilizados no Projeto Educação Através do Esporte na E.M.E.F. Professor Florestan Fernandes na cidade de Santos/SP, em aulas de Futsal para vinte meninas e quarenta meninos, devidamente matriculados no Ensino Fundamental - Ciclo II e sob orientação de Professor de Educação Física - Coordenador.
A prática do Futsal no âmbito escolar por crianças do Ensino Fundamental deve ser realizada sem pressões, priorizando-se o lúdico, o prazer e a qualidade de vida. A inclusão é primordial, sendo que o Professor de Educação Física se ocupará em utilizar os meios pedagógicos que venham auxiliar o desenvolvimento das crianças por completo. Os dados obtidos na presente pesquisa já estão sendo utilizados no Projeto Educação Através do Esporte na E.M.E.F. Professor Florestan Fernandes na cidade de Santos/SP, em aulas de Futsal para vinte meninas e quarenta meninos, devidamente matriculados no Ensino Fundamental - Ciclo II e sob orientação de Professor de Educação Física - Coordenador.
Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos
Técnico Especialista em Futsal
Técnico Especialista em Futsal
Comentários
Postar um comentário