Educação Por Meio do Esporte

Painel - Artigo Científico - Educação por Meio da Modalidade Esportiva Futsal

EDUCAÇÃO POR MEIO DA MODALIDADE ESPORTIVA FUTSAL
UNIMES - UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Faculdade de Educação Física de Santos
CAIO CÉSAR LEITE MARTINS, KALED FERREIRA BARROS, MAURO SERGIO MOTTA, SIDNEY MENDES SANTOS

INTRODUÇÃO
O Futsal se apresenta com grande destaque no Brasil, contando com inúmeros praticantes tanto nos clubes esportivos, na rede escolar privada e nas escolas públicas.
O conhecimento do significado da bola e sua representação desde a mais tenra idade, o valor cultural apresentado, a relação do esporte com a vida diária são fatores relevantes para o crescimento da modalidade e sua importância no processo educacional.
OBJETIVO
Mostrar a importância da modalidade esportiva Futsal com seus valores de competição e cooperação, respeitando também o desenvolvimento gradativo das crianças, com suas limitações, emoções e compreensão humana, visando um melhor rendimento nas atividades exercidas em sala de aula, um bom relacionamento de grupo, colaborando assim para melhoria da educação.
Enfatizar a importância do Professor de Educação Física, seu desempenho interdisciplinar no Ensino Fundamental. Ressaltar a aplicação de regras, hábitos de higiene, respeito a si próprio e ao próximo.
METODOLOGIA
Pesquisa qualitativa com metodologia constituída por dados bibliográficos e sites disponibilizados nas principais Universidades como USP e UNICAMP.
RESULTADOS: INTERAÇÃO ESPORTE EDUCAÇÃO
A educação por meio do esporte ganha importância, uma vez que se tenha domínio de habilidades, com o desenvolvimento da atenção e concentração, expressão de pensamentos, podendo combiná-los com ensinamentos em sala de aula.
Destacando a prática do Futsal onde a criança com os movimentos aprendidos, possa desenvolver seu aprendizado na modalidade e aprimorar movimentos combinados com obtenções não motoras interagindo no processo educacional e em outras atividades diárias.
CONCLUSÃO
A prática do Futsal no âmbito escolar por crianças do Ensino Fundamental deve ser realizada sem pressões, priorizando-se o lúdico, o prazer e a qualidade de vida. A inclusão é primordial, sendo que o Professor de Educação Física se ocupará em utilizar os meios pedagógicos que venham auxiliar o desenvolvimento das crianças por completo. Os dados obtidos na presente pesquisa já estão sendo utilizados no Projeto Educação Através do Esporte na E.M.E.F. Professor Florestan Fernandes na cidade de Santos/SP, em aulas de Futsal para vinte meninas e quarenta meninos, devidamente matriculados no Ensino Fundamental - Ciclo II e sob orientação de Professor de Educação Física - Coordenador.


  Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos
Técnico Especialista em Futsal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans