FASCITE PLANTAR






Adicionar legenda













______________________________________________________




Fascite Plantar é uma inflamação em ligamento na parte inferior do pé (fáscia plantar). A fáscia plantar  é uma espécie de ligamento que mantém o pé arqueado levemente, colaborando para uma pisada normal, diminuindo a pressão sobre os dedos.

A lesão que causa dor pode aparecer por diversos fatores como má postura, calçados inadequados, apertados com saltos muito altos, ou até de numeração muito maior, dificultando a pisada e também anatomia dos pés com pisada muito pronada (virada para dentro) e também o chamado “pé chato”. Obesidade também é prejudicial.

Os sintomas aparecem principalmente após os 40 anos em trabalhadores que ficam muito tempo de pé, como dentistas, seguranças, professores, vendedores, mas vamos aqui nos ater principalmente aos atletas.

O agravamento da lesão pode ocorrer por corridas muito longas,  exercícios de pliometria¹, pisos irregulares,  calçado de salto alto, tênis inadequados e assim recomendamos na persistência da dor providenciar consulta a um médico para avaliação  e prescrição  de exercícios, após devidos exames.

Repouso e tratamento crioterápico (gelo) são indicados e com a diminuição da inflamação,  o alongamento da planta dos pés e fortalecimento da panturrilha para recuperação, sendo que persistindo a lesão deve-se retornar ao médico, lembrando que medicamentos só devem ser utilizados com a devida recomendação médica.

¹ Pliometria é um método que reúne exercícios com saltos e lançamentos

 Fonte:  http://www.mdsaude.com
             http://sidfefis.blogspot.com.br/




Esse artigo tem cunho informativo, em sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico na continuidade dos sintomas.
 
Os exercícios físicos devem ser supervisionados por Educador Físico. 
Sidney Santos
Prof. Educação Física e Técnico Desportivo
CREF 120222 G/SP 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans