VARIZES E EXERCÍCIOS FÍSICOS











IMAGEM : GOOGLE


 ________________________________________
Varizes são dilatações das veias que surgem principalmente nos membros inferiores podendo provocar inchaço e dores.  A permanência em pé durante longos períodos, sedentarismo, genética, fatores hormonais estão associados ao aparecimento das varizes.
Além da estética, dores, sensação de peso e ardores são problemas que incomodam, causando desconforto.
Sempre após uma avaliação médica, exercícios físicos são indicados, principalmente os aeróbios como andar, hidroginástica e bicicleta, pois atividades correlatas contribuem para uma melhor circulação.
A especificidade de cada indivíduo deve ser avaliada quanto à intensidade e volume dos exercícios para que outras funções não sejam prejudicadas, pois a literatura médica aponta vários níveis de varizes.
Usar meias compressivas e deitar-se com as pernas elevadas auxilia na circulação sanguínea.
Como a ciência indica que as varizes aparecem três vezes mais em mulheres do que em homens vamos lembrar que o uso de “salto alto” não causam varizes, porém sempre é bom antes do uso, alongar as panturrilhas, pois a posição constante de salto alto pode provocar dificuldade de circulação do sangue pelas pernas.
Varizes não coíbem exercícios, e a musculação também é indicada, sempre com liberação médica e acompanhamento de profissional de Educação Física para iniciação e prescrição de exercícios com tipificação das cargas e volume.
Vida é movimento.


Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans