Loading...

domingo, 1 de junho de 2014

FISIOLOGIA - O SAL e a PRESSÃO ARTERIAL



O SAL e a PRESSÃO ARTERIAL


IMAGEM : GOOGLE














Médicos e Nutricionistas recomendam não ultrapassar em 5 gramas a ingestão diária de sal (cloreto de sódio –NaCl) o que equivale a uma “colher de chá”, sendo que nessas 5 gramas o Sódio (Na) aparece com aproximadamente 1,7 gramas.

Não podemos esquecer que alimentos, principalmente os industrializados contem sódio e por isso devemos prestar atenção às informações nutricionais nas embalagens.

Com a ingestão excessiva do sal, o volume do sangue em artérias e veias aumenta, porque o “sal de cozinha” atrai as moléculas de água. Para que o organismo permaneça em equilíbrio o corpo acaba retendo mais água, por consequência, aumentando também a quantidade de sangue circulante nos vasos elevando assim a pressão arterial.

Esse movimento d’água em direção ao sal é indispensável para sobrevivência das células é conhecido como osmose (movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável).

Segundo Nanci Amaral Rebouças¹ o corpo pode se suprir de água de duas maneiras: primeiro com a ingestão normal da água e a segunda no caso de não haver a ingestão, em ação natural dos hormônios antidiuréticos que impedem a produção de urina e provocam consequente retenção de água pelos rins.

Em assim sendo, a sede aumenta após a ingestão de alimentos com muito sal.

 Recomendações  de exercícios para o hipertenso

Após avaliação médica o indivíduo hipertenso pode iniciar atividades físicas com regularidade de 3 a 5 vezes por semana, com duração aproximada de 40 minutos, exercícios estes de intensidade leve a moderada. É recomendado o exercício aeróbio, como caminhar, leves trotes e hidroginástica.
A literatura especializada indica que a regularidade dos exercícios pode beneficiar o sistema cardiovascular, auxiliando para o controle da pressão arterial e prevenção de doenças nas artérias coronarianas.
O Educador Físico deve relembrar sempre ao indivíduo praticante, o não esquecimento da administração dos remédios prescritos pelo médico, principalmente em se tratando de pessoas mais idosas.




Esse artigo tem cunho informativo sendo assim reiteramos a necessidade de acompanhamento médico e de nutricionista no aparecimento de problemas ou para orientação médico-nutricional.
.
Sidney Santos - Professor Educação Física 
 Bacharel  Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos 
Faculdade de Educação Física de Santos
  Especialista em Futsal Professor integrante do Projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP
2007/2012 - Professor convidado

Autor integrante da 1ª Antologia de Poetas - Casa do Poeta Brasileiro PG/SP- Editora Folha da Baixada - Apoio Universidade Santa Cecília
ISBN 978-85-62497-04-09 - Poesia brasileira - Coletâneas.

Antologia CAPPAZ - Interfaces de Amor e Paz
Editora Grafit Ltda.
ISBN 978-85-62689-33-8
Literatura brasileira; Poesia; Antologia.

Calendário Poético 2009 - Cabeça Ativa Produções Culturais


Cronista integrante da Colectânea Corda Bamba - Editora Pastelaria Studios-
ISBN 9789899759053
Lisboa- Portugal
2012

Compositor Samba-enredo da Banda da Liberdade - Santos/SP
"Tema do Benito" - Carnaval 2012

Poeta participante do Projeto Nova Coletânea - Antologia “Cumplicidade das letras” - 2012 - Autores Contemporâneos

Equipe 4Corredores – Associação - 2007/2012

Corredor 10 Km e Meia Maratona


¹ Fisiologista –USP

FONTE:

Blog Educação Física
http://mundoestranho.abril.com.br

http://nutricao.saude.gov.br 
 Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário