AFOGAMENTO - PREVENÇÃO



·        

              Antes de entrar para nadar ou mesmo brincar em piscinas, rios e mar evitar ingestão de bebidas alcoólicas, comidas pesadas e lugares desertos.


·         Em piscinas verificar profundidade, pois algumas piscinas podem ter diferentes níveis; cuidado com escorregamentos ao caminhar próximo às bordas e especial atenção com crianças, pois objetos coloridos na água chamam à atenção.  Antes mesmo de qualquer salvamento contate 193 ou peça para qualquer pessoa nas proximidades que o faça e se não houver risco para si, tente o salvamento. Indicado sempre frequentar piscinas que tenham salva-vidas.



·         No mar especial cuidado com ventos fortes, profundidade e corrente de refluxo que em síntese é retorno das águas onde há menor resistência, após a rebentação das ondas, criando assim uma área na praia em que um grande volume de água volta para o oceano; é como o mar se transformasse em um rio de grande correnteza.



Procure sempre locais sinalizados e com presença de guarda-vidas.

·       
        Em rios, evitar lugares ermos, não nadar sozinho, sempre respeitar avisos e faixas de seguranças; procurar ficar junto às margens; não entrar em águas poluídas, evitando sempre brincadeiras que possam causar contusões; não saltar de lugares desconhecidos ou elevados, pois a água pode esconder pedras ou banco de areia que podem causar acidentes graves.


        Procurar e respeitar informações sobre correntezas, profundidade, intensidade das quedas d’águas e especial atenção ao desbarrancamento das margens.





          Preserve seu bem maior que á vida, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) nos alerta que dos óbitos ocorridos no mundo a cada ano, os afogamentos correspondem a 0,7% (por volta de 500mil).



Este artigo tem o caráter informativo, portanto procure sempre orientação dos lugares com os salva-vidas (especialista do local, militar do Corpo de Bombeiros).






Sidney Santos - Professor Educação Física 
 Bacharel  Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos 
Faculdade de Educação Física de Santos
  Especialista em Futsal Professor integrante do Projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP
2007/2012 - Professor convidado

Autor integrante da 1ª Antologia de Poetas - Casa do Poeta Brasileiro PG/SP- Editora Folha da Baixada - Apoio Universidade Santa Cecília
ISBN 978-85-62497-04-09 - Poesia brasileira - Coletâneas.

Antologia CAPPAZ - Interfaces de Amor e Paz
Editora Grafit Ltda.
ISBN 978-85-62689-33-8
Literatura brasileira; Poesia; Antologia.


Calendário Poético 2009 - Cabeça Ativa Produções Culturais

 

Publicações

  • Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande -SP - Antologia
  • Colectânea Corda Bamba - Lisboa Portugal - 2012
  • E-book OS AMIGOS DE EMIR TEXTO DE APRESENTAÇAO - Maria Manuela Pacheco (Serena) CONCEPÇAO E FORMATAÇAO - Jade Mystika ORGANIZAÇAO - Jade Mystika & Emiriano Rocha http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3743052
  • Interfaces de Amor e Paz - Vol. 3 - 2012
  • Interfaces de Amor e Paz -vol.1 - 2010
  • Projeto Nova Coletânea - Antologia “Cumplicidade das letras” - 2012


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans