IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS

Sidney- Corredor

Os músculos esqueléticos são aqueles que apresentam estrias em suas fibras tendo sua origem e inserção nos ossos ou cartilagens e são responsáveis pelos movimentos voluntários do corpo humano.
A pessoa sedentária, a prática de atividade física regular intensa, pode provocar o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade isso sem falarmos que com o passar dos anos temos nossa flexibilidade diminuída.
É comum encontrarmos tanto em pessoas sedentárias e igualmente em atletas à reclamação sobre dores lombares, provocadas por encurtamento da musculatura das costas e posteriores das coxas, associado a uma musculatura fraca do abdômen, sendo indicada assim a prática regular de alongamento dos músculos, que passam a suportar melhor as tensões nas atividades da vida diária e nos esportes.

Alongamentos podem ser realizados nos intervalos do trabalho, mesmo assistindo TV ou escutando música, na parte da manhã, ao final do dia, com o intuito de aliviar tensões em pessoas que trabalham muito tempo na posição “de pé”, antes e depois de atividades físicas.
Os alongamentos devem ser feitos em posição confortável, se necessário com apoio para se manter o equilíbrio, lentamente sem movimentos bruscos  e balanceios, sempre atentos aos limites de cada um.
Dez a quinze minutos de alongamentos, no mínimo três dias semanais, mantendo-se o tempo em média de 10 a 15 segundos para cada posição, com respiração normal irá contribuir para aumento da elasticidade e flexibilidade.

No aparecimento de problemas e na persistência deve-se consultar um médico.
O Profissional de Educação Física é importante na análise e prescrição de exercícios.

Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP

                                                Sidney Santos - Professor Educação Física 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 º de Setembro - Dia do Educador Físico

MICROCILO - PERIODIZAÇÃO 100 METROS RASOS - FORÇA EXPLOSIVA

29 de Janeiro Visibilidade Trans