Loading...

sábado, 25 de junho de 2011

Artrite e o Exercício Físico


As atividades da vida diária, um programa de exercícios adequados, podem ajudar na manutenção de músculos fortes, na prevenção da perda de cálcio dos ossos, fortalecimento das cartilagens, evitando assim futuras lesões.
O aparecimento da artrite e por conseqüência da dor pode causar a imobilidade, pois a rigidez das articulações por longos períodos devido à falta de exercícios pode levar à deformidade.
São indicados exercícios para as articulações através de uma variedade completa de movimentos de maneira suave.
A hidroginástica é recomendada e exercícios aeróbios sem impactos também são importantes.
Algumas dicas:
Alongamentos: Alongue as articulações de maneira suave.
Nas atividades da vida diária, como em viagens de avião, ônibus, presença em eventos esportivos, teatrais, procure na medida do possível ficar na poltrona do corredor. Sentando no corredor, você terá mais facilidade para se levantar e se movimentar ao sentir desconforto.
Durante viagens de carro, aproveite as paradas de descanso para se alongar e se movimentar, com exercícios de mobilidade articular para os dedos, parte inferior das pernas e pescoço.
     Evite segurar objetos por tempo prolongado deixando sempre que possível, os mesmos apoiados.
Caminhadas com tênis e roupas adequadas são indicadas. As roupas devem ser de fácil colocação e o calçado não deve ser apertado.
Os exercícios de mobilidade articular acompanham os movimentos das articulações de forma natural, ou seja, de um lado par o outro, de baixo para cima aproveitando a flexibilidade com o conforto e habilidade de cada indivíduo.
O mais importante é que antes de você iniciar os exercícios físicos uma avaliação médica deve ser efetuada.
A orientação do Profissional de Educação Física se faz necessária.



 Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/ Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos
Técnico Especialista em Futsal 
Professor integrante do projeto Educação pelo Esporte - Santos/SP
2007/2012

Educação Física - Sid Professor - Técnico Desportivo - CREF4/SP 120222-G/SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário