Seminário - Modelo de Debate
ALUNOS DO 3° G - FEFIS –Santos 2008 – Disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação - Profª Eunice
Allan Jozala Souza
Caio Cezar Leite Martins
Guilherme Nunes Lettieri
Kaled Barros
Mauro Sérgio Motta
Paulo Henrique de Jesus da Silva
Sidney Mendes Santos
Carla Baptista de Oliveira
Francisco Martinez Perez Neto
Situação
didática:
Dois
professores de Educação Física, com base em seus projetos de pesquisas
irão defender a implementação de um Projeto Educacional, no caso Futsal nas
Escolas e do outro lado Esporte de Aventuras e Educação Ambiental. A
justificativa se apegará as características inter e transdisciplinares dos
projetos, ou seja, as suas marcas ou que os idealizadores levam para o projeto,
incluindo vivência, experiência e história de vida e também parte
interdisciplinar¹ e o que os mesmos autores usam de cultura para
contribuir em aula aflorando conhecimentos que o aluno traz consigo e
como aproveitá-los no projeto vigente, logo transdisciplinar².
A
situação se dará num debate, em que não cabe denegrir o projeto do outro e sim
mostrar as facilidades, pontos positivos, inovações e até mesmo desafios da
prática do projeto. Não é para ser um contra o outro, mas sempre a favor da
educação. As dimensões políticas, a ética, estética e técnica também devem ser
utilizadas e explicitadas na defesa do projeto. A classe atuará como uma
espécie de junta pedagógica e também pensando como alunos alvo dos projetos,
podendo fazer comentários defendendo as teses e falas utilizadas pelos
organizadores e logo decidindo qual a concepção a ser aplicada, mediante uma
votação, havendo assim a participação de todos sem qualquer restrição.
Futsal -
“Importância do Esporte no Processo Educacional”, onde é analisado o
desenvolvimento das crianças por meio de atividades orientadas, dando ênfase ao
crescimento da ação educativa.
Esporte
de Aventuras – Entender o significado da relação corpo e natureza por meio da
prática de esportes de aventura, com análises de risco e limitações
evidenciados na modalidade, integrando um processo de construção das
identidades dos participantes.
1
Interdisciplinaridade - O que há em comum nestas palavras é a
disciplinaridade/disciplina, que deve ser entendida como aquelas
"fatias" dos estudos científicos e das disciplinas escolares, tais
como matemática, biologia, ciências naturais, historia, etc. e de um esforço em
superar tudo o que está relacionado ao conceito de disciplina. Assim,
interdisciplinaridade é parte de um movimento que busca a superação da
disciplinaridade. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
2
Transdisciplinaridade - É uma abordagem científica que visa à unidade do
conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade
articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa
busca de compreensão da complexidade. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
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